domingo, 23 de janeiro de 2011

O Caso do Livro do Bebê

Então eu fui comprar um livro do bebê pro meu primeiro sobrinho. É claro que tinha o de capa rosa e o de capa azul, mas considerando que na parte de dentro ambos eram iguais - cheios de bichinhos fofoluchos e páginas em tons pastéis - não me senti muito ofendida: comprei o azul (pensando que, se o sobrinho fosse sobrinha, ia ganhar azul também, porque estava muito mais bonito) e lá me fui, bem satisfeita, pensando que afilhado ia ser devidamente exposto a desenhinhos meigos.

Quando cheguei em casa e fui mostrar ao Maridinho a brilhante aquisição, percebi que o álbum também era decorado com figuras de bebês. E a maioria esmagadora delas, mas esmagadora mesmo, eram nenéns brancos, louros e de olhos azuis. I kid (hihihi) you not. Sério, nem na Noruega deve ter tanta criança nórdica. Tive a pachorra de contar: 34 bebês ilustrados, e um único bebezinho negro.

É uma falta de representação chocante. Não só do meu sobrinho (que nem é louro de olho azul), mas da sociedade brasileira. E o pior é que, entre fabricantes e compradores do livro, quase ninguém deve ter notado alguma coisa errada.

Aí eu apelei, né? Pro lápis de cor. Agora, o livro do bebê tem neném branco, negro, oriental, aborígene e índio; tem cabelo preto, castanho, ruivo, louro, liso, cacheado e crespo; tem criança lambuzada de geléia, suja de chocolate, queimada de sol, com sarda e sarampo.

Agora o sobrinho vai ser devidamente exposto a desenhinhos meigos E à diversidade.

14 comentários:

  1. melhor post e melhor atitude de todos os tempos!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei a sua saida para um grande problema. Ja penei caçando Barbie e Suzis negras.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. ADOREI sua idéia, Ludmlíssima :D
    e, pra ilustrar sua obersvação em relação a não representação da diversidade no Brasil... em 2010 a Noruega, esse país nórdico-escandinavo-tipicamente-loiro-olho-azul, escolheu como Miss Noruega (i.e. a mulher mais bela do país, a representar a Noruega no Miss Universo) uma mulher... NEGRA!

    http://www.op.no/kultur/article5151978.ece?start=15

    demais, não???

    Beijukkkka :D

    ResponderExcluir
  4. lembrei de quando eu era criança. meu avô foi à bahia e voltou com uma super surpresa: um casal de bonecos negros.

    acho que naquela época (começo da década de 90) não existia meeesmo bonecos negros e os meus eram pintados.

    ResponderExcluir
  5. Ficou fofo mesmo o álbum do bebê - o dito penhoradamente agradece ;)
    E vai preparando, porque o menino vai precisar ganhar uma boneca no mínimo morena...

    ResponderExcluir
  6. Ai quando o menino crescer e estiver vendo o albúm sozinho, vai perguntar..."mas mamãe... quem rabiscou meu albúm todo???? " rsrsrs
    Estou brincando! Vc fez foi bem! Tenho certeza que ficou otimo, pois voce sempre teve dom pra desenhar! bjinho, Chris

    ResponderExcluir
  7. Acho uma verdadeira droga a padronização, todo mundo tem que ser cinza, tudo igual e o resto onde? Em Marte? Cansa, eu raspo meu cabelo a mais de 10 anos, e quando me perguntam o motivo, digo que meu cabelo é ruim, e dizem, a é enrolado né, aí começo, não é liso, sem graça, não me obedece por isso raspo, desde quando cabelo enrolado é ruim? Quem disse?
    Com gestos como o seu é que se começam mudanças, certamente ele ira gostar de saber que o álbum dele é diferente, refeito pela tia para se adequar a realidade, e pra contestar esse padrão que tentam nos enfiar cabeça adentro. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Fui olhar o meu álbum do bebê e há 30 anos atrás também só existiam bebês louros de olho azul. Acho que eles só reaproveitam os desenhos, só pode ser :(

    ResponderExcluir
  9. Ufa, comecei ontem de noite, mas acabei de ler tds os teus posts. Gostei mt de vc e do teu blog. Estou em uma jornada inversa: depois de 24 anos andando de cara lavada prometi q vou passar um batom para ir ao trabalho, não por imposição, mas para ficar diferente do normal.
    E parabéns pelo sobrinho.

    Abjs,

    Igui Weber

    ResponderExcluir
  10. Nossa !! Adoooooorei sua idéia !! Parabéns !!

    Quando eu era criança minha irmã pintou uma bonequinha loira com canetinha preta.
    Ela também alisou o cabelo crespo de uma boneca !!

    Pois é ! Discriminação não tá com nada !
    Bjos.

    ResponderExcluir
  11. Como assim, Livro do Bebê!?
    Que coisa mais alienada, consumista e mulherzinha!
    É melhor registrar a vida do neném através de pinturas rupestres (tintas com pigmentos naturais, please!).
    Mas já que você se rendeu a um dos maiores símbolos da alienação das tias e dindas ocidentais, se eu fosse você, não entrava nessa de aceitar só azul e rosa, não; afinal de contas, dá só uma olhadinha no Pantone...
    Cadê o vermelho? E o verde? Cadê o Livro do Bebê com a capinha roxa, gente?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...