domingo, 26 de julho de 2015

A tentação das roupinhas gratuitas

Minha mãe, minhas tias, minhas irmãs e eu somos mais ou menos do mesmo tamanho. Assim, quando alguém resolve fazer uma limpa no guarda-roupa, o primeiro passo é oferecer para a galera da família as peças.

Adoro quando isso acontece. É a chance de adquirir umas roupinhas novas sem ser assediada por vendedoras e, claro, sem pagar nada.

Ou seja: é uma cilada, Bino! Confesso que meu nível de exigência cai quando estou ganhando coisas. Primeiro porque o membro da família que oferece geralmente faz propaganda: "essa blusa é linda, não amassa, olha que malha gostosa"; se eu concordo e aceito, todos ficam felizes. Segundo porque, claro, não estou pagando nada.

(A gente imagina que o pão-durismo seria altamente benéfico ao minimalismo. Pois bem, nem sempre.)

O jeito, claro, é tentar ser tão seletiva como eu seria em uma loja. Começo pelas cores: se não é preto, branco, cinza, azul, vermelho ou roxo, não quero. Desse jeito já descarto pelo menos metade, porque em geral as pessoas têm guarda-roupas coloridos. Depois, pelo estilo: tem babado? Bordado? Renda? Estampas com mais de três tons? Também estou fora. Para terminar, também não costumo ser fã de saias, principalmente se são longas.

Mesmo com todos esses critérios, adquiri nove peças novas. O segredo é ter uma mãe que sabe costurar, ou seja, que faz bainhas e pences. Então, até roupas que ficam compridas e larguinhas passam no teste.

Para dizer a verdade, tem umas duas sobre as quais eu não tenho certeza absoluta, não.  Mas outra vantagem de ganhar roupinhas é que dá pra arriscar, né? É só não acumular. Me comprometo, caso só use uma vez e não goste, a passá-las pra frente.

Isto é, daqui a uns meses eu as ofereço de volta às mulheres da família.

5 comentários:

  1. Olá Lud tudo bem?

    Na minha família tb é assim, na maioria das vezes eu fico só com as calças jeans, mas de qq maneira é bem econômico!!!

    Beijinhos;
    Débora.
    https://vamosprovar.wordpress.com/
    http://derbymotta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tamos juntas nessa! o/ Eu costumo pegar muita coisa da minha mãe, mas como agora estamos com pesos diferentes, parei um pouco. Mesmo assim, tou precisando dar uma limpa no meu guarda-roupa porque tenho roupas doadas que acho lindas, mas desde que coloquei lá, fico esperando ~o dia ideal para usá-las. Ou seja, NUNCA.

    Então vamos repassá-las!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Debora!
    Que bom que na sua família também é assim. Eu acho ótimo!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Andrea, é fácil acumular, né? O jeito é fazer umas limpas periódicas... e botar na roda o que a gente não usa!

    ResponderExcluir
  5. Isso acontece comigo quando tenho trocas com amigas. Antes eu pegava tudo, ficava um pouco preocupada em pegar pelo menos algo equivalente ao numero de pecas que eu tinha levado. Felizmente, isso passou - também ao constatar que eu pegava muita coisa que passava pra frente quase imediatamente. hoje em dia sou mais seletiva - so pego o que combina comigo. De vez em quando ainda pego coisas que não tem tao a ver porque acho que isso amplia um pouco a nossa mente, e acabo usando umas coisas que não compraria, e acabo curtindo o resultado. Mas me foco em ser mais seletiva mesmo, e tem funcionado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...