segunda-feira, 20 de julho de 2015

Quem disse que a gente tem de trabalhar sentado?

Quando eu estava pensando em comprar uma esteira (desisti porque acabei ganhando uma bicicleta ergométrica), fiz um monte de pesquisas na internet. E descobri um conceito muito legal: o escritório-esteira (ou treadmill desk), a soma da parte de baixo de uma esteira com uma mesa alta. Resultado: em vez de ficar sentado, a gente trabalha (ou estuda, ou navega na internet) caminhando.



Adorei a ideia. Muita gente (eu inclusive) passa muito tempo sentada. No trabalho, no carro, nas refeições, vendo filme (ou Masterchef)... Não é legal usar uma parte deste tempo se movimentando?

Ninguém precisa se afligir pensando que tem de correr e responder e-mails ao mesmo tempo (o que deve ser impossível, inclusive). Pelo que vi, o povo anda bem devagarzinho em seus escritórios rolantes. O objetivo é abandonar o sedentarismo, não virar atleta. E também não é questão de caminhar o expediente todo: umas horinhas por dia já está bom

Não achei para comprar no Brasil, mas vi uns faça-você-mesmo bem legais na internet (como este aqui).

De qualquer forma, o projeto é para quando eu tiver uma casa minha. Por enquanto, vou ter de me contentar com minha bicicletinha ergométrica. A não ser... que eu siga o exemplo da Lu do Dia de Folga! A gente trocou umas figurinhas e ela me disse que trabalha de pé.

Outra ideia ótima, e ainda mais fácil de implementar. Precisei só de um aparador e de uma pilha de revista velhas (e da ausência da minha mãe, que não vai gostar de ver seus porta-retratos desalojados).

Coloquei o laptop em cima das revistas e o mouse em uma pilha menorzinha. Ficou bem ergonômico.

Já faz duas horas que estou aqui de pé, editando posts e navegando na internet. E achando que está funcionando muito bem.

3 comentários:

  1. Essa esteira é o máximo! Fiquei com vontade desde que você falou dela.
    Eu alterno: de 15 a 20 minutos em pé, de 40 a 45 minutos sentada. às vezes estou muito entretida sentada e me esqueço de levantar, mas na maior parte do tempo tenho lembrado. Tem me feito bem, ajuda até a combater o tédio - e o frio. :)

    ResponderExcluir
  2. Lu, que bom que você falou que alterna! Ontem eu fiquei mais de três horas de pé direto, e deu um cansaço, rs.

    ResponderExcluir
  3. Gente, e pra quem, tipo eu, que não manja dos paranauês da coordenação motora? HAHAHA, imagino os acidentes.

    Nah, mas sério: eu também tenho tentado alternar entre ficar em pé e trabalhar sentada, fazer uns alongamentos, mas confesso que isso só começou por extrema necessidade e obrigação. Deveria ter iniciado antes das dores aparecerem. :P

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...