quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A mágica da arrumação, parte I

Quando ouvi falar do livro A mágica da arrumação, da Marie Kondo, torci o nariz. Não sou muito ligada em organização: sou partidária daquela tese que, se você tiver poucas coisas, elas praticamente se arrumam sozinhas. Ok, a tese é meio furada, mas me incomoda a ideia de que tudo bem ter um montão de tralha, contanto que tudo esteja em seus devidos lugares (sem falar que é uma boa desculpa para comprar mais, só que dessa vez são aquivos, caixas, latas, organizadores...).

Torci o nariz mas decidi ler, porque, se todo mundo está falando de alguma coisa quero dar meu palpite também, né? E a dona Marie me ganhou fácil, logo no segundo parágrafo do prefácio. Foi com a seguinte frase:

"Comece descartando coisas". 


É das minhas. Deixa eu ir ler o resto do livro que depois eu conto o que achei.


8 comentários:

  1. Eu gosto dessa coisa de organização e um dos blogs que acompanhei muito foi o Vida Organizada (parei porque a autora entrou na equipe do GTD e começou a postar basicamente só sobre isso e eu não gosto/uso a ferramenta). Se não me engano, um dos lemas dela é que não dá pra organizar tralha (posso estar confundindo os blogs, mas gostei da frase).

    Fiquei bem curiosa com esse livro. Pelo que andei lendo, a autora dele fala sobre agradecer os objetos depois de usá-los (!) e que devemos apenas ter aquilo que realmente gostamos. Super concordo com este último.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lud tudo bem?

    Eu gosto de organização e acho que isso ajuda, muito, na otimização de espaço! Não conhecia esse livro, mas agora quero ler!!!


    Beijinhos;
    Débora.
    http://derbymotta.blogspot.com.br/
    https://vamosprovar.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Lud do céu! Tô achando a tal da Kondo bem maluquinha... O livro tem muita coisa bacana, mas fiquei um pouco assustada quando ela começou a falar sobre não magoar nossas meias e deixá-las descansando em posições confortáveis enquanto tiram férias na gaveta (!!!)
    De qualquer forma, a leitura tem me divertido!

    ResponderExcluir
  4. Já li e rascunhei o começo da resenha, mas cadê tempo pra acabar?
    A leitora Milene tá certa, a autora é meio doida... personifica objetos. Achei bizarro. E tem um método meio que de "terapia de choque" pro destralhamento, com que não simpatizo muito. Mas tem dicas interessantes.

    ResponderExcluir
  5. Andrea, preciso descobrir o que é esse tal de GTD, rs!

    Também concordo que a gente só deve ter o que gosta - ou, pelo menos, que seja útil!


    ResponderExcluir
  6. Debora,
    eu estou achando bem legal. E é pequeno, dá pra ler rapidinho.

    ResponderExcluir
  7. Milene, a Marie é japonesa, né? Então ela tem umas concepções meio diferentes das nossas.

    Que bom que você está se divertindo!

    ResponderExcluir
  8. Lu, a autora é mesmo partidária dos grandes gestos. Eu me identifico, rs. Mas sei que não é todo mundo que é assim. A Fê escreveu um post legal sobre isso: http://minimalizo.blogspot.com.br/2015/07/por-que-desapegar-aos-poucos.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...