quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Minha verdade sobre o minimalismo

Vejo blogs sobre minimalismo em que as pessoas são serenas, gratas, tiram fotos em preto-e-branco, meditam e fazem yoga. Acho lindo, mas infelizmente não é minha praia. Tenho bem pouca coisa, comparando com pessoas com o mesmo poder aquisitivo; me livrei de muitas obrigações que não faziam sentido para mim, inclusive dar presentes de natal para adultos e passar esmalte na unha; e até medito de vez em quando. Mas continuo meio doida, continuo fazendo uns mimimis e continuo me indignando quando a vida não corre do jeito que eu quero. 

Ou seja, minimalismo não é só para almas elevadas, e também não é o remédio para todos os males. Ele ajuda a deixar a vida mais leve e me dá mais tempo para ler meus livros, mas infelizmente não curou todas as minhas angústias (só algumas). Nem me deixa em um estado de êxtase constante. 

O que o minimalismo fez, e continua fazendo, foi me dar mais oportunidades. 

6 comentários:

  1. Oi Lud, será que eu já comentei antes? não sei... bem, só queria dizer que acompanho seu blog e adoro o seu minimalismo, porque ele parece real!Há anos leio sobre o assunto e tento fazer uma auto lavagem cerebral, já mudei em muitos aspectos, mas ainda quero mudar muitos outros. Infelizmente, minhas mudanças não são rápidas, mas estão contidas nessa busca constante de ser uma versão melhor de mim mesma e, nesse ponto, ter menos coisas e desapegar são, definitivamente, aspectos que quero desenvolver. Para mim minimalismo é escolha, questionamento constante (e quase nunca zen) e não é nada fácil na sociedade em que vivemos (é nada contra a maré mesmo).
    Abs.,
    Mayris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayris, é nadar contra a maré mesmo. As coisas ficam mais fáceis quando encontramos ou convivemos com pessoas que pensam parecido, ou pelo menos não tão diferente. Talvez a grande questão não seja nem a filosofia de vida da pessoa, mas como ela encara os outros: convivo numa boa com alguns amigos consumistas, porque a gente se aceita, rs. Mas quando a pessoa tem objetos, valores e interesses muito diferente, e também não está interessada em trocar ideias e pontos de vista, aí fica difícil.

      Excluir
    2. Oi Lud. Eu de novo! Pois é, por isso acho tão legal acompanhar os blogs! Por meio deles eu vejo que tem mais gente parecida comigo do que eu poderia imaginar. Resolvi até, muito timidamente, escrever algumas coisas para dividir também o que penso e sinto https://simplesmay.wordpress.com/ . De repente, vira uma terapia, né? rs

      Excluir
    3. May, que bom que você criou um blog! Vou lá te visitar. É muito legal mesmo para compartilhar. E eu particularmente também acho que funciona como terapia...
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu faço parte de um grupo de minimalismo no facebook. Aliás criei um face falso só pra participar lá e euvadoro o grupo quem sabe vc goste o nome é minimalismi mesmo. Tenhobo face falso pq não quero ter q ver postagens chatas de conhecidos... meus amigos desconhecidos do grupo sao mais legais. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Sabe que eu comecei a pesquisar sobre minimalismo já há alguns anos e comecei a me afastar porque via tudo tão bonitinho e perfeitinho, até demais!
    Comecei a pensar que pessoas de verdade não conseguem sempre assim, só seres superiores mesmo rsrsrs
    Ainda bem que você teve a coragem de dizer a verdade, pelo menos a sua. Assim me inspira, ao invés de me afastar.
    Grata :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...