terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Operação Cabeulos

Não pinto o cabelo (tenho uns belos fios brancos e curto) e corto em casa (a irmã I. batizou o método de unicórnio: é só fazer um rabo de cavalo na testa e passar a tesoura nas pontas. Voilà, temos um corte em camadas). Mas para tais práticos e econômicos empreendimentos precisamos de um elemento essencial: cabelos.

O feminismo me libertou de muitas vaidades, o que muito agradeço. Infelizmente não consegui (ainda) desapegar de algumas exigências sociais, como a de ter um certo número de cabelos na cabeça. Diante de uma longa e acentuada queda que não se resolveu por si só (sempre uma opção antes de apelar para a medicina), decidi ir à dermatologista.

Pontos positivos: consulta barata e consultório perto de casa. Pontos negativos: não pediu exame algum, só receitou um kit de xampu e vitaminas por três a seis meses (e que eu podia comprar logo ali na recepção).

Preço do kit de xampu: 52 dólares. Preço de um mês de vitaminas: 54 dólares. Comprovação científica para a eficácia dos produtos: zero.

Vocês podem imaginar minha indignação e a indignação do escorpião que habita meu bolso (ele anda mais tranquilo aqui nas terras filipinas, mas morto não está). Agradeci a atenção, paguei só a consulta e fui para casa resmungando.

Até acho que os tais produtos têm um certo efeito, principalmente cosmético. Aí basta parar de usar para voltar tudo ao que era antes - só que estarei mais pobre, e os fabricantes, mais ricos.

Depois de refletir um pouco sobre o assunto (não muito, porque tenho mais o que fazer), decidi pela minha própria versão do tratamento: ferro quelato 50 mg por três meses, que combate a minha ferritina baixa (preço: 16 dólares) + uma poção chinesa de óleos variados que é adicionada ao xampu  (preço: 2 dólares).

O ferro eu sei que funciona (já me foi receitado por dermatologistas brasileiros umas três vezes nos últimos anos, e resolve até a ferritina baixar de novo). A poção é para dar um charme.

4 comentários:

  1. Oi, Lud. Poxa, até nisso somos parecidas. Infelizmente, pois pouco cabelo é a maior tristeza. Vou te mandar uma mensagem por whatsapp. Beijo. Rafaela

    ResponderExcluir
  2. Corte unicórnio é tudo! Por que demorei tanto tempo pra perceber? Melhoras pros cabeulos!

    ResponderExcluir
  3. Tenho mais ou menos as mesmas questões, relacionado no meu caso a uma coceira de caspa bem da insistente!

    De vez em quando eu compro o xampu dermatológico, que é bem mais caro, só pelo alívio pontual. Ninguém investiga de fato meu couro cabeludo, nem uma lupa pra olhar as coceirinhas, então, prefiro ir por conta também fazendo o que me parece mais efetivo.

    Gasto bastante ainda com os produtos que uso na pele, partindo do pressuposto de que é um órgão do meu corpo - ao contrário do cabelo, que mei-que "já morreu".

    Beijos!

    https://melhorqueperfeito.com.br

    ResponderExcluir
  4. Se o cabelo estiver ralo na parte da coroa (parte de cima do cabelo) testa minoxidil, normalmente dá para comprar na farmácia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...