sábado, 26 de setembro de 2020

Minduim

Há mil anos eu não fazia um brigadeiro de panela (micro-ondas taí pra isso, né), mas voltei ao fogão por uma receita de brigadeiro de paçoca. Filipinas tem paçoca, sim senhor! Chama "peanut bar", tem cacau em pó nos ingredientes e é gostoso que dói. 

A receita leva 50 gramas de chocolate branco e 6 paçoquinhas. Beleza. O granulado é substituído por amendoim salgado triturado, e aí é que surgiu o problema. 

O amendoim que eu tinha comprado era temperado com alho. Tudo bem, imaginei - volto ao mercado para comprar o que eu preciso. Só que não tem!

Cinco marcas diferentes, cinco "classic peanuts", todos com alho. Aparentemente, aqui nas Filipinas ninguém gosta de um amendoim simplesinho. Sabores diversos há: mel, pimenta, temperado. Tem pra todo gosto, menos o mais básico. 

Resolvi fazendo uma farofinha de um mix de oleagianosas que uso para cookies. Ficou bom, mas fugiu um pouco da ideia original. 

O brigadeiro em si ficou maravilhoso: brilhante, cremoso, uma lindeza. Estou tentada a abandonar definitivamente o micro-ondas - e o Nescau local, que se chama Milo e parece Toddy.

7 comentários:

  1. Tu podia ter postado uma foto pra ver como ficou!

    Nem sabia que dava pra fazer brigadeiro de microondas, fica igual ao da panela?

    Eu gosto de quando estou na minha terra natal ( fronteira com Argentina) comprar o Quick chocolate, lembra infância, não recordo se já tivemos o Nescau e Quick contemporâneos ou não, mas eu sinto falta e na Argentina sempre compro! No Brasil dei chance aos "similares".

    ResponderExcluir
  2. Podia ter tirado foto mesmo, mas ele não durou muito tempo, rs.

    Dá pra fazer brigadeiro no micro-ondas, sim: o importante é usar uma vasilha bem alta, porque quando a mistura esquenta, ela sobe um bocado! É só misturar bem os ingredientes, colocar na potência alta por 5 ou 6 minutos, e ir parando para misturar de 2 em 2 minutos - ou quando você achar melhor. É importante ficar de olho o tempo todo para não derramar, pelo menos enquanto você não encontra o utensílio ideal. Com mais tempo de cozimento, fica mais firme.

    Não fica idêntico ao de panela, não: o gosto fica um pouquinho diferente, mas é tão fácil de fazer (e servir: nem enrolo, como de colher) que às vezes vale a pena.

    Eu só lembro do Quick de morango, acredita? Mas pela propaganda, porque lá em casa sempre fomos fiéis ao Nescau. Que na época tinha menos açúcar na composição e mais chocolate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, vou experimentar fazer brigadeiro no micro! Só preciso ver um pote ideal, até pq a sujeira pode ser sem precedentes se eu errar feio né? :-)

      Minha mãe também é fã do nescau, eu sou fã do quick, mas no brasil acho que substituíram por nescau, só restou o de morango, mas no exterior se encontra, pelo menos na argentina e tb nos EUA tem pq já compramos pelo grabr as cápsulas daquela máquina de café que no brasil tem do nescau. Quando achar experimenta!

      Excluir
  3. Hummmmm... deu vontade!
    Aqui ando fazendo brigadeiro com cacau ou chocolate em pó, fica com mais gosto de chocolate, paladar mais adulto. E se vc quiser brigadeiro de caramelo (doooooce, mas ótimo), é só fazer com açúcar mascavo em vez de chocolate. Hum, será que dava pra colocar uma flor de sal ou algo assim? Se testar, conta! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadeiro de caramelo! Que ideia mais maravilhosa, Dani. Meu objetivo de vida atual é experimentar todos os produtos de caramel salé que passam pela minha frente.

      Farei COM certeza, com flor de sal e tudo.

      Excluir
  4. MEU DEUS AMENDOIM COM ALHO!!! O FIM DO MUNDO ESTÁ PRÓXIMO!!! Hahaha!
    Mas sério, eu já acho estranho amendoim salgado, nem consigo cogitar com alho. Estou profundamente chocada com essa informação. XD

    Mas brigadeiro de caramelo, hmmm... *pensativa*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fim do mundo está próximo mesmo! Mas o amendoim com o alho é o sinal mais modesto, coitadinho...
      Sabe que é até gostoso? Mas como petisco, não pra botar no brigadeiro, claro.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...