quarta-feira, 27 de abril de 2022

100 dias na Suíça

No domingo completei uma centena de dias nas terras helvéticas. Quer saber? Estou feliz. A adaptação foi mais fácil do que a de Manila, o trabalho é mais legal, a cidade é mais bonita. E estou adorando o clima fresquinho (como cheguei na segunda metade do inverno, não peguei temperaturas realmente baixas e dias escuros). 

A única coisa que não está andando é a aprendizagem do alemão. No escritório eu falo português; na rua, inglês; e na verdade em Zurique não se fala alemão, mas alemão suíço, um dialeto. Espero que a situação mude quando eu voltar das férias em maio e começar as aulas presenciais da língua germânica. Não vou tolerar ser a pior aluna da sala e isso vai me obrigar a estudar. 

A verdade é que eu ando tranquila e sossegada. Minhas ambições atuais são fazer bainhas nas cortinas do quarto (foi bem fácil instalar, mas sobraram na altura) e decorar as paredes de concreto do apartamento com artes de fabricação própria. Se na kitchenette de Brasília eu arrumei as cadeiras, as mesinhas, a geladeira, a porta do quarto e algumas paredes com papel contact, imaginem agora, com mais espaço e mais verba?

Cartaz do festival de cinema que organizei em Manila

5 comentários:

  1. Que legal, o tempo que durou o Big Brother, 100 dias. Aguardando algumas fotos da decoração, acompanhei na época os de papel contact, ficou realmente surpreendente. Inclusive não sei se tu já parou, mas os hotéis da rede accor, ibis style , o verde, eles fazem umas coisas assim diferentes, uma vez parei em Belo Horizonte e tinha um passarinho, achei bem legal.

    Como tu faz pra ter essa vontade de aprender pra não passar feio no alemão na turma? Quando eu fazia faculdade me inscrevi no alemão como atividade complementar, diziam alguns professores que as melhores obras do direito estavam em livros em alemão e no início da faculdade tu entra numas né que só por Deus, lá fui eu tentar aprender alemão, pra quê? Tinham vários colegas que tinham tido alemão desde a pré-escola, em resumo larguei, não queria ser a melhor, queria era desaparecer dali, tudo era motivo. Anos depois viajamos pra Alemanha mas porque era mais barato e fui conhecer um pouco a cultura e lá adorei, até o clima parecia com o nosso do RS, conseguimos nos virar com o pouco de alemão aprendido e inglês, mas queria animar para estudar mais línguas, até vi no youtube um cara brasileiro que mora no japão e estuda um monte de idiomas por dia, é poliglota, achei bem legal.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho essa vontade de me dedicar ao alemão, mas é teórica, rs. Vamos ver quando o curso começar mesmo.

    Acho que o jeito é tentar me envolver mesmo em cultura alemã: ver filmes, escutar música, tentar arrumar umas revistas. Porque aí fico curiosa e quero saber mais.

    Se tiver curso de alemão na sua cidade, provavelmente ele tem uma biblioteca. Veja se você consegue pegar us livros e filmes por lá! No Instagram, tem a @aludfonseca, que dá mil dicas legais de alemão.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lud! Oi, Leo! :)

    Como o tempo voooooa!! Lembro que ontem mesmo estavam escolhendo o novo lugar, hahaha.

    Estou sentindo que agora o alemão sai, hein. Eu sempre achei uma língua bonita (XD) e queria aprender, mas já aceitei que preciso de alguém pegando na minha mão e me guiando e curso particular está fora do orçamento atualmente. :S

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, o tempo voa muito! Mês que vem é o último do primeiro semestre de 2022 (emoji carinha chocada).

      Tomara que o alemão saia. Pelo menos um basiquinho, né.

      Beijos!

      Excluir
  4. Aaaaaaah, que barato organizar um festival de cinema! Amei!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...