quinta-feira, 11 de agosto de 2022

A menina que catava livros


Era uma vez uma menina que tinha um leitor eletrônico (mentira, tinha três, para o caso de um falhar) e uma biblioteca digital. 

Então a menina foi morar em uma cidade em que as pessoas, quando queriam se livrar de livros de papel, não jogavam fora, porque custava muito caro jogar qualquer coisa fora nessa cidade. As pessoas colocavam os livros de papel em estantes em esquinas. 

Um dia a menina, muito desconfiada, levou pra casa um dos livros de papel. 

No dia seguinte, ela levou dois. 

No dia seguinte, ela levou três. 

Se antes ela catava livros na internet, hoje ela cata nas esquinas. 

7 comentários:

  1. Na foto são os livros catados? Tem um Harry Potter mais bonito que o meu, estão em alemão tudo? Interessante essa forma de "descarte" que tem aí, vi algumas tentativas de algo parecido aqui, mas definitivamente não funciona, inclusive além da tentativa de doação de livros em paradas de ônibus, tinham colocado no bairro uma geladeira comunitária, num minuto juntou vândalos para depredarem tudo, livros, geladeira, comidas.... infelizmente acho que esse tipo de coisa só funciona em países que doem muito no bolso qualquer descarte irregular, coisa que aqui também acho que não funcionaria, embora essa parte acho boa daqui, claro que a gente cuida, vende coisa que não quer mais e está em condições boas, doa alguma coisa, mas daí a ter que pagar tanto para lixos não simpatizaria com a ideia.

    Eu tinha dois kindles, um de botão, velhinho, de 2011 por aí e um que é um tablet da amazon, daí no auge da pandemia vendi um, compraram o velhinho. Passado um pouco isso, em uma promoção da amazon recomprei aquela versão mais leve mas aí já não tinha botão... como faz talta ter botão para esses modelos leves, tu leva algum para qualquer lugar assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são os livros catados! À direita em baixo tem uns livros didáticos de francês que já eram meus, mas o resto se deve à generosidade das esquinas. Ah, a coleção de bande desinée (quadrinhos) ganhei no Facebook (uma moça estava querendo se livrar deles e eu fui buscar).

      Em Brasília o pessoal deixa livros e material escolar nos pontos de ônibus e funciona bem.

      Adriana, você vendeu um Kindle de teclas e não foi pra mim? Absurdo, rs. Eu amo Kindle de teclas. Como estou sempre com um na mão (esperando tram, dentro do tram, andando na rua), não gosto esses modelos novos que têm tela sensível, porque qualquer toque distraído muda a página ou até o livro. Tenho o "oficial" e dois reservas, que comprei no Mercado Livre (já que não existe mais para comprar novo).

      Excluir
  2. Ah, o livro do Harry Potter é o da peça (A Criança Amaldiçoada).

    Tem de tudo quanto é língua (até turco aparece de vez em quando), mas principalmente alemão. Eu costumo pegar em inglês e em francês, e em alemão os que eu tenho certeza que quero ler um dia (Jane Austen, por exemplo!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro do Harry Potter - A Criança Amaldiçoada eu achei sensacional, li no Kindle, tomara que façam em filme, embora depois do livro, o filme geralmente deixa a desejar... inclusive esse livro me atiçou a vontade de ler os anteriores, já tinha visto os filmes, já tinha comprado 3 dos livros, usados, de uma guria no mercado livre há muitos anos atrás e guardado, agora estou lendo, apesar da rinite e todas as ites que tenho só deixarem ser um capítulo por dia. Estou pela metade. Inclusive me fez pensar que eu era muito besta, quando lançaram esses livros e filme eu tinha por volta dos 20 anos e achava que era coisa de criança e refutava qualquer chance de ler ou assistir, fui fazer com 30 nos filmes e nos 40 com os livros..rs, mas nunca é tarde , inclusive me tiram pra louca quando quero assistir o filme de novo em algum outro idioma...rs, gostaria de saber francês, minha mãe teve no colégio ainda. É um bom treinamento para o cérebro ler em outro idioma né, eu até agora estou estacionada em ler no máximo em espanhol...

      Excluir
  3. Conta mais dessa coisa de ser caro jogar fora? Ou existe um post sobre isso por aqui?

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rita! Que bom te ver por aqui =D.

    Falei um pouco sobre o lixo em https://ludmilismos.blogspot.com/2022/05/a-mudanca.html, mas basicamente tudo tem de ser separado, amarrado e colocado na rua no dia certo. Se a pessoa quer jogar um livro fora, tem de primeiro desmanchar o volume (as páginas vão para a pilha de papel, a capa para a pilha de papelão). É muito mais negócio deixar na estante da esquina para alguém se interessar e carregar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...