quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O Caso da Fofura

Tem um ditado em inglês que diz que "um tolo e seu dinheiro logo se separam". Segundo essa lógica, eu sou espertíssima, porque eu e meu dinheiro andamos agarradinhos. Nem o fato de morar ao lado da "Rua da Moda" aqui de Brasília (é, tem placa e tudo) me tentou. Até porque, depois que decidi usar só sapatos e roupas confortáveis e me lixar para as tendências, a moda perdeu grande parte do seu encanto pra mim.

Não é que eu não ache as vitrines bonitas. Acho. Mas fico olhando com distanciamento, como se estivesse apreciando uma instalação cubista. Nunca fui consumista (tirando uma rápida fase Becky Bloom) e agora não tenho vontade mesmo de possuir aqueles curiosos objetos de tortura para os pés.

Hoje foi uma exceção: fui com o Maridinho trocar uma camisa dele e achei um par de sapatilhas lilás de couro de verdade por um preço aceitável. E comprei. Sim, eu já disse que sapatilhas são obras do demo e todas mastigam meus tendões, mas acho que os fabricantes de sapatos escutaram a minha dor e decidiram reformular seus conceitos. Essa é macia mesmo, juro.

Além de ser lilás, ela tem laço na frente. E eu estava correndo de peças que não fossem mais ou menos unissex. Mas aí me deu um estalo: se os homens não "podem" usar lilás e laços de fita, eles estão perdendo. Sério. Aliás, aos moços em geral nega-se entrada ao reino da fofura, né?

E o reino da fofura é tão legal.

Alguém aí viu A Família do Futuro (Os Robinsons)? Pois é: Yagoobian, o pérfido vilão, gosta de milkshake e tem um fichário do Meu Querido Pônei.

Um cara que sabe se divertir.

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Men and women are equal, but not the same. :)

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs... Isso tudo é tão complicado. Essa semana fui comprar um presente de aniversário pra minha mãe. Não tenho a menor desenvoltura pra embalar presente, então fui em uma papelaria, comprar um embrulho pronto. O vendedor perguntou: é pra mulher ou pra homem?
    E eu perguntei sem pensar: e qual a diferença?
    Ele me olhou como se eu fosse um ET ou uma criança que não entendesse as coisas mais básicas do mundo e apenas repetiu a pergunta...
    Estava com pressa e peguei o primeiro que apareceu na frente e aí o vendedor, homem e heterossexual, do alto de sua prática, fez um embrulho muito bem feito e com um laço de fita bonito que a garota nada "prendada" aqui, não faria do mesmo jeito. E olha que ele deve achar que pelo fato de eu ser mulher devo ser naturalmente mais jeitosa pra essas coisas que ele...

    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Tati,
    se é que há diferença (há divergências!), ela vai estar é no laço? Sei lá, me incomoda isso.

    Angela,
    aí é que tá: not the same onde, exatamente?

    Laurinha,
    pois é...essas diferenças sociais construídas e aceitas por (quase) todo mundo são muito bobas. E tão limitadoras!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. concordo muito com a tati hollanda!
    n eh por achar q homens e mulheres tem os mesmo direitos, q devem ser iguais.
    todos deveriamos ter direito de expressar nossos gostos.

    ResponderExcluir
  7. Eu amo laços, acho que tudo meu tem laço. Mas acho que passa uma imagem errada. As pessoas veem meus laços e veem em mim um tipo de mulher que eu acho que não sou.

    Eu uso laço porque acho lindo, acho fofo, adoro o reino da fofura. Mas acho que meus laços não são só laços pra quem me vê.

    (eu adoro seu blog)

    ResponderExcluir
  8. Bobachatafeia, a resposta a sua pergunta esta em praticamente todos os comentarios aqui. A Yasmim Ferreira resumiu: "n eh por achar q homens e mulheres tem os mesmo direitos, q devem ser iguais." Eu modificaria um pouco, e diria "que precisam ser iguais".

    Para ilustrar mais o previo e curto comentario, um exemplo simples: tenho dois filhos pequenos, totalmente diferentes um do outro. Amo os dois e naturalmente os trato com igualdade. Mas nao da mesma forma. Seus gostos e desgostos nao sao identicos, entao se o tratamento fosse identico, um possivelmente e provavelmente ficaria na desvantagem. Exemplo de igualdade de tratamento: vez ou outra eles recebem um "agrado" na alimentacao. Porem o agrado para o mais velho eh chocolate, para a mais nova, eh "fruit snacks".

    Outro exemplo, mais na linha desse post: Ha uns anos atras comecei a trabalhar em um time de engenheiros em uma empresa global. 98% homens. Na epoca o choque/distracao da minha presenca liderando um dos times era tao grande que resolvi usar roupas unisex/mais-para-masculinas para que pudessemos comecar a trabalhar eficazmente mais rapidamente. Antes disso, quando era adolescente, gostava de roupas masculinas e unisex. Mas acontece que na epoca desse emprego, uma decada depois, nao gostava mais. Entao estava me vestindo quase que identicamente aos homens com os quais trabalhava, mas era uma situacao desigual, pois eu estava indo contra a minha vontade. E eles (ou a grande maioria) nao. Hoje em dia, adoro, desde o dia #1, chegar com meus cabelos longos, sapatos super femininos e a roupa que eu bem quiser (apropriada ao ambiente de trabalho), e mandar ver no servico. Quem quiser que perca tempo se acostumando com minha presenca e imagem feminina em um posto tipicamente masculino. Enquanto eles perdem tempo, eu rendo. E se um dia voltar a gostar de roupas estritamente masculinas, ou cabelos mais curtos como os da adolescencia, vou exercer o direito de usa-los tambem.

    Ai ceus, estorias nao me faltam.

    Mas resumindo, se a Lud quer usar laco, que use! Se nao quiser tambem, que nao use! PODE mas NAO PRECISA usar sapatos masculinos ou pouco femininos. E independente da escolha, merece EQUAL TREATMENT! Tanto quanto o meu marido, se ele resolvesse amanha usar sapatilhas lilas e com lacos.

    Um abraco!

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a Tati Hollanda! E temos que achar um meio termo em tudo também... bjo, Lud!
    Chris

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Também já pensei sobre isso, mas aí lembro de todos os estilistas homens que sempre prenderam as mulheres em meio a laços, babados, fitas, etc e como a Coco Chanel revolucionou a maneira das mulheres se vestirem, pq ela sabia como todos esses frufus atrapalhavam nossos movimentos, que sermpre passo direto pelos sapatos cheios de flores, tiras de amarrar e sei lá o que mais e pego um tênis :)

    ResponderExcluir
  12. Claro que homens e mulheres são diferentes! Como pessoas loiras e pessoas morenas são diferentes, como ruivas não parecem com nenhuma das duas, como pessoas que têm sarda e pessoas que não têm...
    Mas tudo isso são CONSTRUÇÕES. E Homem e Mulher não precisam ser categorias que importam para sempre. Eu espero que, no futuro, ninguém mais ligue muito para os cromossomos X e/ou Y do outro, como ninguém liga muito para as cores dos nossos olhos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...