quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Caso do Chapelão

Aqui em Brasília faz muito, muito sol, inclusive no inverno. É céu que não acaba mais, prédios baixos e longes um dos outros, avenidas imensas. Ou seja, não tem sombra pra onde correr.

Eu morro de preguiça de passar protetor solar e sempre esqueço os óculos escuros. Resultado: bochechas tostadas, geralmente uma mais que a outra, olhos espremidos contra a luz, uma chatice. Aí resolvi apelar para uma solução prática e rápida: comprei um chapelão.

Parêntese: eu sempre me pergunto porque as pessoas não usam chapéu no Brasil. Bem de veeez em quando a gente vê alguém com a cabeça protegida, e costuma ser 1) um velhinho de chapéu panamá; 2) meu pai, que é branco-alemão e careca. E velhinho. Fim do parêntese.

O chapéu tem lindas abas largas e moles, que podem ser ajeitadas pra proteger a cara do lado do qual vem o sol. Eu amarro um lenço em torno da copa, pra ter menos cara de praia e mais cara de trabalho, e lá me vou serelepe pela rua.

As moças da portaria do serviço do Maridinho acharam engraçado (e riram na minha cara). O Maridinho achou ótimo, porque consegue me localizar de longe. O pessoal do serviço achou... interessante. E um taxista, ontem, me achou madame: correu pra abrir a porta do táxi e perguntou se "a senhora" queria que ligasse o ar (depois de gastar uns segundos procurando "a senhora", eu disse que sim, bem feliz).

E tem toda uma etiqueta do chapéu, né? Tem lugar em que você tem de estar com a cabeça descoberta (tipo igreja) ; tem lugar que você tem de estar com a cabeça coberta (tipo sinagoga); tem lugar que não é bom tampar a visão da pessoa que está atrás (tipo teatro).

Estou aprendendo.
O meu chapelão é exatamente assim, só que sem as tiras claras.

4 comentários:

  1. Muito chique! Já dá pra ir em casamentos ingleses ;)

    ResponderExcluir
  2. Parece o chapéu que eu comprei quando fui a Arraial do Cabo! :D

    ResponderExcluir
  3. Lud, incrível, eu tenho uma foto em Brasília com um chapéu igual, igual, igual! hahaha! Comprei pelos mesmos motivos. Que coincidência. Conheci teu blog hoje, através do escrevalolaescreva, gostando muito dos textos.
    Abração!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...