sábado, 19 de dezembro de 2015

As vantagens de viver sem carro

As vantagens de viver COM carro todo mundo sabe: a publicidade te conta o tempo todo. Mas viver sem carro também tem suas vantagens. Andar por aí a pé e de transporte público faz bem:

- à saúde: pego ônibus em pontos próximos ao trabalho e à minha casa, mas mesmo assim ando uns bons metros para chegar a eles. Parece pouco, mas como é todo dia, duas vezes por dia, acaba fazendo diferença. E ainda tem o supermercado (o mais próximo fica a 500 m).  Resultado: eu e o Leo estamos mais bem dispostos (e mais magros).

- à cabeça: não ter de se preocupar com a troca do óleo, com a rotação dos pneus e com o trânsito é uma maravilha. Sem precisar dirigir, dá pra ler ou olhar a paisagem. Chego ao trabalho (ou em casa) tranquilinha.

- ao bolso: não precisa nem falar. Usar ônibus, táxi e os próprios pés costuma sair muito mais em conta do que manter um carro (a não ser que você ande de táxi com muita frequência, claro).

- ao orçamento: ir ao shopping é mais demorado sem carro. Então, a não ser que a gente precise muito de alguma coisa, damos aquela enrolada e acabamos dispensando - ou esquecendo.

- ao comércio local: tudo que a gente puder resolver perto de casa a gente resolve perto de casa.

- ao trânsito: hoje tem um carro a menos nas ruas de Brasília!

4 comentários:

  1. Esqueceu de falar ao meio ambiente, Lud :D
    Adoro vc e a Fê, nem sabia q vc ainda postava aqui. Vou acompanhar! ^.^

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de carro e aguardava ansiosamente meus 18 anos para tirar a carteira de habilitação, então desde aquela época até agora, não consigo me adaptar sem carro. Sempre foi algo que gostei muito e queria muito.

    Em razão do trabalho, tivemos que mudar para SP capital e nisso, tínhamos cada qual o seu carro e agora em SP temos um só, até por ter só uma garagem no apartamento alugado e não ser nada definitivo, embora já esteja indo para o terceiro ano.Brincando brincando o tempo passa e a gente nem percebe.

    Tenho toda manutenção e imposto do meu veículo em outra cidade que uso quando estou lá. Mas em SP, eu acabo me virando mais no trem e metrô. Não são ruins dependendo do horário, mas pós trabalho é algo que sonho com meu carro. Tem trânsito caótico, tem. Mas tu fica sentada, confortável. No trem quando pegava entrava tanta gente, mas tanta gente que aquela história de dois corpos não ocupam o mesmo espaço estava ultrapassada, pois entra tanto e mesmo não tendo espaço entra mais e mais e quando tu quer sair não pode sequer se mexer. No metrô também, dependendo do horário tenho que deixar passar alguns.

    Carro dá muita despesa, mas ainda prefiro. Já fui pra Alemanha e lá desde a chegada até os deslocamentos tudo corria perfeitamente bem, sem carros e sem aglomerados, era perfeito, mas aqui...

    Ah, e Brasília foi a primeira cidade que quando fomos a primeira vez, pensamos ser impossível conhecer os pontos sem carro e alugamos um logo no aeroporto.

    Eu admiro quem consiga viver bem sem carro, tenho uma prima do RJ que tem mais de 40 anos e só agora que pensou em fazer carteira de habilitação, meu irmão é outro que vai ao trabalho a pé, mas ele também não tem que usar salto, sapatos de homens creio ser mais confortável para isso, mas enfim, ele criou o hábito, uma vizinha que trabalha em um hospital também, ficou maravilhada quando mudou para o hospital que diz ser perto e quando comentou eu e outra falamos, "é, não é tão pertinho assim", e ela "ando só 20 minutos pra ir e 20 pra voltar, adorei,e na volta ainda vou correr". E ela deixa o carro na garagem, só usa para finais de semana pra passear.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, tem gente que vive melhor com carro. Tem gente que precisa de carro mesmo! Mas tem gente que pode abrir mão, o que é o nosso caso, e aí aproveitamos.

      Ah, o primeiro passo pra quem quer abandonar o carro é usar sapatos confortáveis, rs. Eu não uso salto há anos. Foi umas das melhores decisões da vida. Muitas mulheres estão tão acostumados com sapatos que machucam os pés (o/) que só percebem o quanto sofriam quando decidem mudar.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...