segunda-feira, 14 de março de 2016

Azunha

Tenho uma colega de trabalho que mora em outra cidade. Sempre que pode, ela pega um avião e vai pra lá. 

Então ela estava contando que, no dia seguinte ao que chega, ela vai ao salão fazer as unhas. É caro e toma tempo - que ela podia estar passando com a família, com os amigos e com o noivo -, mas ela faz. 

Perguntei gentilmente se ela já tinha ouvido falar de gente que não tirava a cutícula (e que aí até passava esmalte, mas escapava do salão). Que tinha tutoriais na internet e tudo. E ela disse que sim, mas pra ela não dava, porque tinha muita cutícula. 

Gente, eu juro que não estou criticando minha colega. Entendo perfeitamente que, nos círculos dela, todo mundo faça a unha. E que o povo ache até que é "questão de higiene", como dizem por aí (e que me mata: cutícula protege e unha curta não acumula sujeira, mas enfim). 

O que eu queria muito mesmo é que, nesse período da vida dela em que está morando em outra cidade, em que tem de pegar avião pra voltar pra casa, em que o tempo que ela tem com as pessoas que ama é limitado, ela pudesse optar por fazer ou deixar de fazer as unhas sem se sentir "descuidada", e que ninguém tivesse nada a ver com isso. 

12 comentários:

  1. Mas Lud ela reclama que é caro, rouba tempo mas ela TEM que fazer?
    Porque tem gente que gosta desse tempo perdido, ou nem o considera perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilka, achei que ela estava reclamando, sim. Mas de repente é porque, no lugar dela, eu estaria =D.

      Excluir
    2. Por isso a minha pergunta, às vezes nosso viés interpretativo vê algo como negativo, embora para a pessoa não o seja.

      Eu gosto de "perder" tempo fazendo as minhas próprias unhas, acho divertido, mas enquanto alguns podem me ver como enfeite, outros podem achar que eu poderia estar fazendo algo mais interessante com esse tempo.

      Quem está certo?

      Excluir
    3. Bem, quem decide o que é interessante fazer com o próprio tempo é a própria pessoa. Mas é legal problematizar, refletir e decidir, né?

      Excluir
  2. É difícil não criticar. Mas é parte do exercício de ser minimalista não criticar também. Me cansam muito estes padrões de beleza. Esta semana me tornei a antissocial do trabalho por me recusar a fazer parte da nova brincadeira: levaram uma balança pra o trabalho e todas as mulheres devem se pesar e não ultrapassar 60kg. WTF? Isso mesmo. E quando disse que prêmio pra passar o dia no salão de beleza não era homenagem pelo 8 de março, quase apanhei. Não sei pq mulheres fazem isso a si mesmas... tsc tsc muito feio e triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, que situação absurda, mas já aconteceu algo parecido comigo: no meu trabalho, resolveram fazer uma dieta coletiva – e eu não entre, é claro!

      Excluir
  3. Complicado, né? E é a gente é que vira a chata implicante. Mas é o jeito: é uma sementinha que a gente está plantando. De repente, lá na frente, a semente brota.

    Quanto às "brincadeiras" e "homenagens" do seu ambiente de trabalho, só tenho a dizer uma coisa: WTF ao quadrado.

    ResponderExcluir
  4. Tô aqui feliz da vida com as minhas unhinhas lindas e curtinhas (e tãaao rapidamente arrumáveis...) ;)
    Acho tão divertida a cara de espanto que as pessoas fazem quando vc fala que "ter, não tem" que fazer coisa alguma...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o povo acha que "tem que". E se você perguntar por quê, vão responder: "Pra ficar bonita, oras!".
      Porque ficar bonita é o objetivo primeiro e final da vida de qualquer mulher, né.

      Excluir
  5. Eu, além de não fazer as unhas, não uso maquiagem. Nem em casamentos. Não tem um batom. Imaginem o quanto de VOCÊ TEM QUE eu ouço nessa vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino sim, rs. Junto com "mas você é muito radical...".

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...