segunda-feira, 25 de abril de 2016

A verdade sobre a vida

Uma das coisas mais legais de me desfazer de um monte de coisas e sair viajando foi a sensação de liberdade. Que beleza, posso fazer o que eu quiser! (Com disciplina e responsabilidade financeira, claro.) E a expectativa: agora, com tempo e liberdade, vou descobrir o meu verdadeiro eu, aquilo que eu nasci pra fazer, o significado da vida etc. etc.

Tô esperando até agora.

* * * 

Ok, não é verdade: no fim das contas, eu cheguei às respostas - pelo menos às minhas respostas - , sim. Só que é muito sem glamour. Querem saber? É simples: meu verdadeiro eu é o que faço todos os dias; nasci pra fazer o que eu escolher, dentro de limites razoáveis de tempo e espaço; o sentido da vida é o que a gente constrói.

Cadê o insight? A iluminação? O final de O Sexto Sentido? Tem nada disso não, fofas. Tem é trabalho, esforço e escolhas mesmo.

16 comentários:

  1. Mas isso é um super insight Lud! A vida acontece AGORA. No trabalho, no ponto de ônibus, no mercado, na fila...

    A maior parte das pessoas não chega a essa conclusão aparentemente óbvia, então é um tal de: vou ser feliz quando...tiver tal emprego, casar, viajar pelo mundo, tiver filhos, for rico, aposentar-me, emagrecer x quilos, comprar uma casa ou qualquer outra coisa que imaginar, e enquanto isso o tempo vai passando e a felicidade (nem gosto muito de falar em felicidade porque ela tem um significado no nosso vocabulário que beira a euforia) está cada vez mais distante.

    E cada um tem seu tempo e maneira de achar suas respostas e seu caminho.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Siiim, mas eu queria fogos de artifício e orquestra sinfônica, né? =D

    ResponderExcluir
  3. quero fogos de artifício , desculpaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Lud, eu acho que tem as escolhas: se escolher, fazer suas escolhas e se permitir ser escolhido. O trabalho e o esforço pode ou não estar nestas escolhas. Assim como o ser feliz, quando e como ser feliz. Poderia ser simples, mas parece que sempre preferimos complicar rsrsrs No momento estou digerindo estas constatações e analisando minhas escolhas - consolidando algumas e dando adeus a outras. Mas o mais difícil para mim tem sido o me permitir ser escolhida - veja só... porque há os chamamentos (e não falo de nada extraordinário ou sobrenatural, claro. Falo de coisas simples mas decisivas do dia a dia) e é preciso quase sempre "trabalho e esforço" para atendê-los, e um tanto de coragem. Mas ignorar tudo isso também é uma escolha. Você não ignora, cuida das suas escolhas, e há muito aí, mesmo sem fogos de artifício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade, Mi.

      E que bom que você está passando por uma fase de decisões com visão e serenidade.

      Excluir
  5. Fogos de artifício! Fogos de artifício! Eu quero fogos de artifício!!

    ResponderExcluir
  6. Passar anos viajando vale muito mais do que fogos de artifício, Lud. Mas sabe o que eu acho que te daria a 'sensação de fogos de artifício"? Escrever um livro. Prometo que compro se vc escrever. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os anos viajando foram exatamente um momento fogos de artifício: vender tudo! Pedir licença! Sair pelo mundo! É desse tipo de grandes gestos que eu estou falando, rs. E que eu aprecio muitíssimo.

      Só que a vida não é feita (só) de grandes gestos. É feita de um momento após o outro, muitos deles absolutamente comuns. E é o que a gente faz no dia a dia que nos faz quem somos, muito mais do que espetaculares decisões. Decidir pode ser difícil, mas mais difícil ainda é seguir naquele rumo sem desanimar.

      Eu acho.

      Excluir
    2. Ah, e obrigada pela oferta de comprar o livro!

      Excluir
    3. Sei como é.

      Estou há três anos estudando para concursos. Não são três anos certinhos, com a dedicação correta, o vento favorável, mas sigo, sem desanimar. Um dia chego lá. ;)

      Confesso que eu adoro as coisas pequenas da vida. O bolo quentinho, acordar tarde no domingo, passear com o cachorro, aquela brisa que bate quando você não espera, o beijo quando se chega do trabalho...

      Os grandes momentos eu geralmente enxergo muito mais como uma prova da vida - pra ver se vc aguenta o tranco -, ou uma recompensa por um grande esforço. Passam tão rápido... não se vive deles...

      Eu acho a vida bonita. As vezes ela é bem difícil, mas é bonita. ;)

      Excluir
    4. Que lindo, Emanuelle! Estou tentando ser mais assim.

      Aplaudo sua dedicação aos estudos. Boa sorte nos concursos!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Lembrei do Jon Krakauer contando que ele decidiu escalar montanhas, quando jovem, pensando que, como mágica, iria resolver instantaneamente seus problemas existenciais. E ficou decepcionado quando chegou ao topo da primeira montanha e desceu, nada havia mudado dentro dele. É difícil aprender que, existem sim os momentos mais bombásticos e excitantes, mas a vida, na maior parte do tempo, é o que acontece na rotina cotidiana. Nos resta aprender a colorir nossos dias comuns, estou me empenhando em aprender. Adoro seu blog!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...