sexta-feira, 29 de junho de 2018

Em busca do tempo perdido

Hoje vou fazer um teste de nivelamento de francês. Como já aconteceu da outra vez que voltei a estudar essa língua, minha sensação era de que eu tinha deixado as aulas a pouquíssimo tempo - até pegar a gramática e ver que, para meu horror, ela foi comprada em 2013, quando fiz um curso pela última vez.

Ou seja, 5 longos anos. A capacidade de autoengano do ser humano (especialmente deste ser humano específico aqui) é espetacular. Leio livros em francês de vez em quando e estive uns dias na França este ano e pronto, isso é suficiente para que eu ache que sou uma estudante regular.

Não sou. E não há nada de mal nisso, mas vamos encarar a realidade, né?

Se quero ser uma estudante regular, é só separar uns minutinhos duas vezes por semana e ir revendo os livros didáticos e a gramática (se eu relembrar o que já aprendi e esqueci, já fico bem contente).

E torcer para ter gente suficiente para abrir uma turma depois do teste de nivelamento de hoje.

* * *

Mudança de planos: não vou mais fazer mais curso de francês, vou fazer curso de alemão. Motivo: vou trabalhar dois meses em Munique no segundo semestre (sim, tenho o melhor emprego do mundo #sorrynotsorry).

É o melhor emprego do mundo, e todo mundo pode ter: oficial de chancelaria, cargo público. Da próxima vez que tiver concurso eu aviso, xá comigo.

* * *

Atualização 2: não abriram curso de alemão e o de francês não vou poder fazer, por causa do horário. Aaaargh. Pelo menos os 2 meses em Munique continuam de pé.

10 comentários:

  1. Lud, sou ruim de escrever comentário mas gosto muito do seu blog. Obrigada por também continuar escrevendo. Bjos de Recife. Leila

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lud! Que legal que você vai aprender alemão. Se precisar de ajuda aqui na Alemanha, me fala. rafaelagiordano@gmail.com. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, obrigada, Rafaela! Se precisar, pedirei sim! =D

      Excluir
    2. E vamos conversando! Quem sabe rola um encontro em terras germânicas? Você está em Münster? Beijos!

      Excluir
    3. Oi, Lud! Acabei de me mudar para Heidelberg, onde amanhã começarei em um trabalho novo. :) Munique não é longe daqui. E Heidelberg é uma cidade bem bonita. ;) Beijo

      Excluir
  3. Gente, meu sonho aprender alemão, acho maravilhooooso!! Quisera eu ser mais xóven pra ter energia de me planejar pra isso. Estou tentando terminar a primeira graduação depois dos 30 e que uó, odeio cada minuto, hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xóven? A., eu tenho 42! Termina essa graduação e parte para o alemão =D.

      Excluir
  4. Também sou assim, quero evoluir mas línguas que estudei (ou pelo menos não regredir), mas cadê que paro pra estudar?
    Mas já me prometi: Semana que vem vou fazer o DELE (nivelamento de espanhol), pra aproveitar que está fresquinho (fiquei quase 1 ano morando na Colômbia, voltei há menos de 2 meses), e depois me matriculo em curso de inglês e francês pra reavivar. To decidindo se presencial, esses de internet, ou professor particular ainda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Anne! Eu gosto muito de curso presencial, mas imagino que no de internet essa ganhe tempo, já que não precisa se deslocar, né?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...