terça-feira, 15 de setembro de 2020

Ceguinha no more

Os oclinhos de leitura me contentaram por algum tempo, mas a alegria durou pouco porque 1) o grau não é exatamente o certo (comprei na farmácia por 2 dólares, né); 2) passou de um palmo de distância, o mundo fica embaçado. Então decidi ir à oftalmologista. 

Mil cuidados, um paciente de cada vez na clínica, face shield (que eu tive de tirar para fazer os exames, claro) e máscara. Continuo com três problemas de vista (miopia, hipermetropia, presbiopia) e tudo baixinho (a vista cansada é a mais alta, 1.5 graus). Dessa vez me conformei em fazer óculos bifocais. 

Literalmente. Saí da clínica com os óculos encomendados. Quem cuidou disso foi a médica assistente. Sacou um catálogo e foi me mostrando as opções. Segundo ela, as lentes atuais são muito confortáveis e as pessoas se adaptam em poucos dias. Veremos! (Literalmente.)

Como sou esperta, tinha levado os óculos comprados no ano passado (aqueles que mandei fazer só para miopia e que, portanto, usei bem pouco). Ou seja, a bonita armação pôde ser aproveitada. 

Hoje recebi alguns pares de lentes de contato descartáveis para testar. O curioso é que são lentes de contato progressivas! Modernidades, gente, modernidades. Aparentemente, só não vai corrigir o astigmatismo.   

Ou seja, não tenho mais desculpa: hei de voltar a enxergar como uma águia. 

2 comentários:

  1. Olá Lud,
    Eu também operei a miopia há 20 anos, tinha 8 graus em um olho e 9 no outro. Praticamente zerou e vivi sem óculos até uns 5 anos atrás. Daí um dia consegui ler errado um número de um código de barras e pagar um boleto errado (e o banco aceitou!). A partir daí passei a usar óculos para perto para ler e trabalhar no computador. Mas ano passado tive que me render aos multifocais, para ir ao supermercado e pegar uber porque não conseguia mais ler os ingredientes e nem ver o celular e a rua ao mesmo tempo (tinha que ficar colocando e tirando os óculos para perto o tempo todo). O oftalmo não foi tão otimista quanto a tua médica, me disse que eu não ia me adaptar porque o grau para longe era muito baixo, etc, etc.
    Mas acho que quem já usou óculos com graus altos tem mais facilidade nesse tipo de adaptação, saí da ótica com eles e uso direto na rua e em casa para ver TV e mexer no celular ao mesmo tempo. Mas para usar o computador e ler livros de papel ainda prefiro o óculos só para perto.
    Enfim, boa sorte na adaptação e depois conta o que achou das lentes de contato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! Lasik é vida, né? Os grauzinhos que estão voltando/aparecendo agora são fichinha perto dos 7 e 5,5 que eu tinha.
      Haha, eu também enxerguei errado um número: foi o preço de um presente (vi um 3 em vez de um 5). Na prática, paguei 4 dólares a mais do que imaginava. Um prejuízo pequeno.
      Bom saber sobre a preferência para telas e livros! Vou testar.
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...