sábado, 5 de dezembro de 2020

A fritadeira

Quando eu era adolescente, minha mãe comprou uma Fritanella, um aparelho elétrico que prometia frituras fáceis e rápidas. Na prática, era necessário usar uma quantidade imensa de óleo e o troço era uma chatice para limpar. Minha mãe deve ter usado umas duas vezes e guardado para sempre. 

Assim sendo, vejo com muita desconfiança novidades eletrodomésticas. Quando a moda das fritadeiras elétricas chegou ao Brasil, não dei crédito nem bola. 

Os anos se passaram, estamos em plena pandemia, e o único lugar em que podemos ter aventuras é na cozinha. Pesquisamos uns modelos, vimos uns preços e, semana passada, demos de cara com uma air fryer de marca japonesa em promoção. Pronto, compramos. 

(Ok, confesso: o que nos fez dar o passo definitivo foi o fato de uma colega ter nos dado um pacote de coxinhas. Queríamos comer as coxinhas, mas não queríamos fritar as coxinhas.)

Chegamos em casa com o brinquedo novo e em cinco minutos limpamos, montamos e ligamos. As coxinhas ficaram lá dentro 12 minutos e saíram crocantes e deliciosas. Só não ficaram douradas (algo a ser remediado na próxima fornada com borrifadas de azeite).

Já fizemos batata palito, hambúrguer, linguiça, lombo fatiado, bastões de queijo. Fica tudo bom, e a cozinha continua limpa e sem cheiro. Carnes soltam água e gordura, mas é só forrar a parte de baixo do aparelho com papel alumínio que fica tudo bem. 

Não é sempre que as promessas de praticidade dos eletrodoméstico são verdadeiras (triturador de frutas e legumes? Um inferno para limpar). Mas essa fritadeira está sendo um sucesso.  

10 comentários:

  1. Sou suspeita pra falar, tenho uma há 3 anos e amo! Realmente a cozinha fica muito mais limpa - só de fazer bisteca de porco sem engordurar tudo, valeu a compra hahaha.
    Mas concordo que tem que ter um pé atrás com esses eletrodomésticos que anunciam como revolucionários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maju, bom saber que o encanto inicial da air fryer permanece depois que novidade vira rotina, rs.

      Excluir
  2. Oi, Lud, que legal!
    Isso me lembrou quando minha mae comprou uma centrífuga de frutas nos anos 1990. Usamos umas duas vezes também. Rendia quase nada e era uma trabalheira para limpar. Eu também sou meio encanada com eletrodomésticos mágicos. Minha mae continua tendo fé, pois volta e meia anuncia a compra de um novo revolucionário aparelho. Num impulso no ano passado comprei um espremedor de laranjas. Usei pouco e abandonei. Quem sabe volte agora que é época de cítricos novamente. Gostei da ideia da air fryer. Beijo. Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda família tem uma história de um produto "mágico" que não deu certo, rs. O ideal seria conseguir emprestado com um amigo, ou seja, testar, antes de comprar.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Lud! Eu sou quase a pessoa "posso te falar dos benefícios da air fryer?" e olha que nem cozinho, mas adoro pra besteiras, tipo batata frita, mini chicken, assar pão de queijo...
    Minha mãe, que ADORA cozinhar, gosto de eletrodomésticos, mas eles tem que ser práticos. O último que ela comprou foi um mini processador e ele é bastante usado.
    Acho que todo mundo que teve qualquer uma das versões daquele espremedor de suco deve ter arrependido. Saía pouco suco e o infeeeerno pra limpar!! XD

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andrea! A cada dia descubro mais adeptos da seita da air fryer, rs. A danada funciona mesmo!

    Sendo que se servisse só para fazer batata "frita" sem sujeira eu já estava contente =D.

    ResponderExcluir
  5. Air fryer é junto com o aspirador robô o meu dream team lá em casa! E nunca pensei nessa dica do papel alumínio, vai melhorar demais o meu processo de uso! Amei!

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe também teve antigamente e por nunca usar, sempre diz ser melhor usar o fogão se fritar algo, até pq não comemos grandes frituras... mas, quando morei em SP tivemos uma, não era de marca famosa, era uma que dizia fazer o mesmo propósito e quando usamos, parecia o mesmo resultado do forno elétrico, por exemplo. Não via diferença entre ela e a batata frita no forno elétrico, foi meio frustrante. Porém, todavia, entretanto, hehehe, segui ouvindo maravilhas de quem tem a "famosa" e sei lá, ela tem realmente diferença? A nossa de SP chegou a criar um buraco pq ficava do lado do fogão e já se foi, mas a curiosidade pela mais famosa continua, ao lado do aspirador robô como falaram acima, uma ex-colega de italiano que atualmente mora na Alemanha mostrou um vídeo dizendo ser a melhor aquisição da vida dela.

    ResponderExcluir
  7. Um pequeno adendo, por ter a experiência que no meu caso, a nossa dava um sabor semelhante ao forno elétrico, comprei uma caixa de mini-churros, no início da pandemia pra ver né, já que o vice-versa deveria ser o mesmo e eles no forno elétrico teriam que ao menos se parecerem com o que vendem na rua, mas ficou tão ruim que ainda tem grande parte da caixa, e nas controladas saídas, prefiro passar lá onde vendem mesmo ;-( hehe

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...