sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Tomando fôlego

Estamos em quarentena, em diversos níveis de isolamento, há 10 meses. Esta semana, depois de muito pensarmos e pesarmos bem os riscos, decidimos passar uns dias em uma praia filipina. 

Os números da Covid estão razoavelmente estáveis. Desde o meio de novembro de 2020, são menos de 2 mil casos diários. O número total de mortes é pouco mais de 10 mil. Muito bom, se compararmos com o Brasil, com seus 214 mil óbitos: os 106 milhões de filipinos são praticamente metade da população brasileira.

As ilhas estão se reabrindo aos poucos para o turismo. O controle é grande: há um aplicativo de rastreio para entrar no aeroporto, outro ao chegar no destino. Tem de ter um teste de Covid negativo antes de embarcar. 

(Falando nisso: tomamos nossa primeira cotonetada no nariz na quinta-feira. É bastante aflitivo, mas foi menos pior do que eu imaginava. O técnico do laboratório veio em casa, justamente para evitarmos um ambiente cheio de pessoas possivelmente infectadas.)

Aí dá-lhe preencher formulário na internet, receber código de rastreio, baixar aplicativo, registrar com o número que o Departamento de Turismo enviou. O Leo quase teve um troço. 

Aparentemente, agora está tudo certo. No domingo, embarcaremos em um voo curto e bem vazio (20 assentos marcados em um avião com 100 lugares); o plano é usar máscara N-95 (e face shield) do momento em que sairmos de casa até chegarmos ao hotel. Que também está cheio de quartos vagos, e fica em uma praia particular. 

Ou seja, tomaremos todos os cuidados. 

A saúde deve ficar intacta. A superioridade moral de quarentemados eternos é que será arranhada. 

8 comentários:

  1. Eu estou sentindo muita falta de uma folguinha dessa quarentena também.

    ResponderExcluir
  2. Vai dar tudo certo sim!!! Eu e meu marido viajamos do Brasil, dia 07 de dezembro, para Turquia, Maldivas, Croácia, França e Suíça... foram 34 dias com muito álcool em gel, face shield nos voos, distanciamento social (sempre que possível, né) e 04 exames de RT-PCR (todos negativos). E deu tudo certo!!! Boa viagem para vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, que bom que deu tudo certo, mas acho que vocês arriscaram muito! Muita possibilidade de exposição *emoji de olhinhos arregalados*.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Hahahaha, durante muito tempo ostentei essa superioridade moral também, no caso não por estar quarentenada (voltei a trabalhar 15 dias depois do início do isolamento), mas por ter conseguido não ser infectada, mesmo num ambiente onde diversos colegas foram.

    Ficou muito nítido que ninguém que leva os protocolos realmente a sério, teve a infecção (se teve, foi assintomático e nem soube).

    Acredito que vocês vão e voltam em segurança e saúde! Boas férias!

    ResponderExcluir
  4. Fulana, voltei a trabalhar presencialmente depois de um mês de home office, mas a cidade de Manila (e o escritório) segue cheia de regras e restrições. Que eu obedeço, claro. Quando vejo no Whatsapp do prédio gente combinando reuniãozinha social (o que ainda está proibido), fico pra morrer.

    Obrigada pelos votos positivos! Deu tudo certo.

    ResponderExcluir
  5. Apesar da pandemia da covid o turismo no Brasil ainda respira e tenta retornar para que todos os envolvidos possam pagar suas contas.
    Muito com certeza não poderão retomar suas atividades porque fecharam as portas.
    Triste realidade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...