segunda-feira, 25 de maio de 2015

59 segundos para mudar

Eu adoro livros de pesquisadores que aplicam estudos à vida prática. Mas confesso que muitos deles sofrem da síndrome da inflação de páginas. Isto é, a editora pede para o autor 300 páginas, porque quer publicar um livro, e o escritor enche o manuscrito de historinha pra fazer o negócio render.

No começo, achei uma técnica válida. Mas, depois de um tempo, comecei a me impacientar com as anedotas e episódios autobiográficos (até porque eles passam a se repetir). Aí começou a rolar uma leitura dinâmica com foco na conclusão.

Outra solução possível é o livro "59 seconds: think a little, change a lot", do Richard Wiseman (em português, "59 segundos - pense um pouco, mude muito", da editora Record). Para responder à pergunta de uma amiga, que queria maneiras de mudar para melhor baseadas na ciência e de rápida - rapidíssima! - aplicação, o autor fez um apanhado de estudos em diversas áreas do comportamento cujos resultados geraram dicas práticas e imediatamente eficientes.

(Obs: eu gosto de botar links para a Amazon porque geralmente cada livro tem um monte de resenhas, classificadas conforme o número de estrelas (de 1 a 5). Dá para ter uma ideia bem razoável se o livro interessa ou não, principalmente se a gente começa lendo as críticas mais duras.)

Então o livro tem duas vantagens: a primeira é condensar as conclusões de várias obras numa só (aí, quem quiser saber mais sobre algum(ns) dos estudos que ele menciona pode ir atrás do livro ou artigo correspondente). A segunda é apresentar estratégias de mudança bem ágeis.

Ah, tem o livro na Estante Virtual a partir de 12 reais. Bom, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...