domingo, 18 de outubro de 2015

A mudança chegou OU o fim do minimalismo?


- O enxoval -


Lembram do enxoval-cápsula, que ficou guardado na casa dos meus pais enquanto a gente dava uns pinotes por aí? Pois é, na terça-feira ele chegou aqui em Brasília. Por sorte, exatamente nesse dia o marceneiro tinha vindo instalar os armários que faltavam (não que eles tenha ajudado muito: são branquinhos, lindinhos e bem-feitinhos mas, como os adjetivos que estou usando indicam, pequenininhos).

Foram 15 caixas pequenas. Dentro delas, um monte de roupas, meu arquivo morto (convites de formatura, revistas com matérias que escrevi, uma pilha de comprovantes e certificados), roupa de cama, mesa e banho, pratos e copos e utensílios de cozinha.

- O minimalismo - 


Resultado: não me sinto mais uma pessoa minimalista. O armário do quarto está cheio de roupa e sapato (eu e o Leo dividimos o espaço, mas as minhas coisas ocupam mais gavetas e mais cabides). No buffet tem taças de cristal e uma bandeja de prata. E no banheiro tem três tipos de xampu (ok, um é do Leo).

- A referência - 


Só que talvez eu esteja usando as referências erradas. Talvez a comparação ideal não seja com o período do sabático (quando tudo o que eu tinha estava dentro de uma mala), mas com a minha vida pré-viagem, época na qual de fato eu possuía muito mais de tudo - e muita coisa que não usava.

- Simplicidade - 


Olhando por esse ângulo, hoje é tudo mais simples. Não temos xícaras, porque não usamos xícaras, nem pratos fundos, pela mesma razão. Cadeiras? Quatro em vez das seis de praxe. Dois quartos em vez de quatro, um banheiro em vez de três, ônibus e táxi em vez de carro.

E, puxa, é bom. Não sei se é bom pra todo mundo, mas funciona pra nós.

4 comentários:

  1. Ainda é minimalista ter tudo aquilo que te dá prazer, e nem uma agulha a mais ;)

    ResponderExcluir
  2. Será? Será? Eu tinha grande prazer em guardar as caixas de todos os presentes de casamento, rs. O Leo é que me convenceu que eu estava ocupando um quarto inteiro, que podia ser usado para outros fins.

    Mas sim, concordo que, depois que a gente reduziu as posses, prazer/beleza é um ótimo critério de manutenção!

    ResponderExcluir
  3. O melhor parâmetro do nosso minimalismo ainda é nossa vida pré-minimalismo. Comparar-se com o nômade que só tem 100 objetos dá um desânimo né.. rs

    ResponderExcluir
  4. Pois é! Quem está fixo acaba possuindo mais objetos mesmo. Só de pensar nos móveis e utensílios de cozinha (ainda que poucos), rs...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...