segunda-feira, 28 de março de 2016

Mudança de foco

Nos últimos anos, eu tenho sido a pessoas das metas, do planejamento, dos planos B, C e D. O que, por um lado, é muito bom - se a gente não sabe onde quer chegar, nenhum caminho serve -, mas, por outro, me deixa sempre focada no futuro, sacrificando o hoje pelo amanhã e acreditando que quando X ou Y chegarem/acontecerem, aí sim eu estarei contente/realizada/feliz. 

O que é uma grande bobagem, claro. Primeiro que X ou Y podem não se realizar, já que tanta coisa nessa vida não depende só da gente. Segundo que o melhor momento pra ser feliz não é depois disso ou daquilo - é aqui e agora. 

Mas como é que faz pra conciliar as duas visões? Como viver o hoje sem deixar de pensar no amanhã?

Eu acho que só tem um jeito: mudando o foco, periodicamente. Não dá pra pensar no presente e no futuro ao mesmo tempo. Então, precisamos de um momento específico pra concentrar em cada um. 

Na maior parte das horas do dia, a gente tem de pensar é no hoje mesmo: nas pessoas com que convivemos, nas tarefas que temos de cumprir, nas pequenas alegrias cotidianas. E, uma vez por dia (ou semana, ou mês), a gente acerta o visor e foca no futuro: estou caminhando na direção que quero? Estou fazendo o que me comprometi a fazer para alcançar meus objetivos?

Porque se a pessoa senta pra estudar e começar a pensar na quantidade de horas de leitura e exercícios que a separam do concurso, ou resolve fazer dieta e se concentra nas semanas e  meses de disciplina, fica muito difícil continuar. E nos coloca naquela situação: só lá "depois" é que a coisa vai ficar boa. 

Mas se a gente pensa só no hoje e no que queremos hoje - só nessas poucas horas de estudo e nessas três refeições saudáveis - no que está acontecendo de bom e de divertido neste momento -, aí tudo é mais fácil. Lembra quando a gente era criança e ia pro colégio? Ninguém passava o primeiro dia de aula pensando nos 179 dias letivos seguinte - até porque, depois daquela série, a gente ainda ia enfrentar muitos outros anos escolares.

Sempre tive dificuldade com o dilema presente versus futuro, satisfação x ambição. Vamos ver se com esse método a questão se resolve!

4 comentários:

  1. Eu sofro de ansiedade por isso tendo a ficar projetando futuros sombrios. Atualmente tenho que me concentrar para viver o agora. Encontrar equilíbrio entre viver o presente e pensar no futuro não é fácil.

    ResponderExcluir
  2. Não é fácil mesmo não, Ashen! É uma luta constante. Mas é aquela coisa: racionalmente, a gente só devia se ocupar (não é nem se preocupar) com aquilo que está ao nosso alcance. O que está fora do nosso controle - paciência! Como diz minha irmã: "Dai-me café para mudar o que posso mudar, vinho para suportar o que não posso mudar, e sabedoria para distinguir um do outro".

    Mas eu sei, saber e agir são coisas totalmente diferentes. Vou testando esse novo método e conto se funcionou!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lud,

    Volta e meia estou por aqui. Gosto muito do seu blog. Parabéns pela aprovação no concurso. :)
    Já tentou meditar diariamente? Ajuda bastante a focar no presente e se manter mais tranquila durante o dia.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Emanuelle! Que bom que você gosta daqui. Volte sempre, rs.

    Meditar é uma ideia ó-ti-ma. Funciona mesmo. Não sei porque não ponho em execução, rs. Acho que 5 minutos por dia já dá diferença.

    Vou recomeçar, sim. HOJE.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...