quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Y ahora? Español

Lembram que em junho fiz prova de nivelamento de francês? Pois então, naquela época aproveitei e fiz de espanhol também.

Estudei espanhol durante uns meses em 2003, em um curso daqueles que se ganhava por telefone. (Ligavam para sua casa, diziam que você tinha sido sorteado e que só tinha que pagar o material. Achei que era golpe, mas estou tentando descobrir a pegadinha até hoje: de fato só paguei o material, e de fato teve aula.)

Depois não fiz outros cursos, por pura teimosia: quando morei em Coronel Fabriciano, no interior de Minas, havia uma escola de idiomas a um quarteirão da minha casa. Eles ameaçavam abrir turmas de francês a cada semestre e nunca abriam, mas espanhol sempre tinha. Só que eu não queria espanhol, queria francês. No fim das contas não estudei nenhuma das duas. Que boba.

Mas a gente sempre tem um pouco de contato com a língua espanhola, né? Desde então, li livros, escutei música (Shakira, Shakira), passeei em países hispânicos e, no teste de nivelamento, blefei o suficiente para me colocarem no nível intermediário 1.

Fazer o teste veio bem a calhar: vai ter curso intensivo no começo do ano (aulas todos os dias, do meio de janeiro até o início de fevereiro), e só vai poder se inscrever quem já fez o nivelamento.

Meu nível de espanhol não é beeeem o intermediário, pero no hay problema: tenho até o meio de janeiro para estudar, oras.

Depois do russo, vai ser um alívio.

2 comentários:

  1. Oi, Lud! Eu estudei espanhol em dezembro de 2008 numa viagem de duas semanas a Mendoza. Foi legal. Também me dei bem no nivelamento. O que é uma droga. Acho que depois de aprender algumas línguas ou começar a aprender (ou tentar aprender), a gente acaba virando fera nos testes de nivelamento, o que pode ser ruim, porque às vezes caímos em turmas em que não deveríamos estar. Falo por mim, claro.
    Agora que convivo com muitos latinos na biblioteca e me envergonho de ser uma sulamericana que não fala espanhol. Pelo curso de 2008, pelas músicas, pelas vivências, eu entendo muita coisa, mas não sou tão (ou nada) extrovertida para improvisar um portunhol. É uma droga ser assim, eu sei, mas fazer o quê...
    Estou aqui, no começo deste ano, pensando todos os idiomas que quero recuperar ao longo do ano... :)
    Beijos e bons estudos por aí!
    Beijos
    Rafa

    ResponderExcluir
  2. Sim, sair-se bem em testes de nivelamento pode ser uma furada, rs. Vamos ver como o curso anda. Estou fazendo minha parte: descobri o livro que é utilizado e estou estudando sozinha o básico.
    Boa sorte na recuperação de idiomas!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...