quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Maldita academia

Se não me engano, 2009 foi o último ano em que frequentei uma academia de ginástica. Ficava no clube ao lado do prédio onde eu morava era bem razoável, mas mesmo assim eu ia com muita má vontade porque basicamente o d e i o academia.

Em 2010, depois de ler muitos textos feministas, concluí que eu tinha uma preocupação exagerada com minha aparência e podia usar esse tempo e esforço de maneiras mais legais. Larguei a academia com muitíssima alegria porque, cá pra nós, eu só ia por vaidade mesmo. E fazia aquelas avaliações físicas toscas nas quais me diziam que eu tinha um ombro mais alto que o outro (fui ao ortopedista: ele me garantiu que não, revirando os olhos quando eu  expliquei que o causador da consulta tinha sido o treinador da academia).

Dito isso, todos os livros sobre a felicidade, saúde e bom envelhecimento que eu leio garantem que atividade física é fundamental. E que, infelizmente, atividade física não se resume às lépidas caminhadas que eu costumo fazer. Depois que passa dos 40 anos, o corpo humano vai perdendo cada vez mais massa muscular e, para combater esse triste fato, temos de levantar peso.

Por isso, muito a contragosto e torcendo muito o nariz, fui conhecer uma academia que fica perto da minha casa. Até que é bonitinha. É bem iluminada, tem o pé direito alto e os equipamentos de tortura, ops, de ginástica parecem novos e bem-cuidados. Mas, ainda assim, não é um lugar que me causa a mesma alegria de uma biblioteca ou de um cinema. Longe de.

A única coisa que me anima é que quando dei a ideia (num momento de insanidade, sem dúvida), o Leo topou. E como tudo que faço com o Leo, ainda que seja esperar em filas gigantes ou administrar atrasos de voos de aeroportos, é legal, tenho a pálida esperança de que no fim das contas não vai ser tão ruim.

Só um pouco.

* * *

Se tudo sair como planejado, amanhã passo a trabalhar seis horas e começo na academia. Vamovê no que isso vai dar.

4 comentários:

  1. Amo seus textos!! e tbm odeio academia!!

    ResponderExcluir
  2. Lud, eu tenho usado as planilhas do Felipe Piacesi pra treinar. A grande vantagem é que vc tem que ir só quatro vezes por semana e o treino não dura meia hora. Claro que vc pode ir todo dia se quiser, mas acho ótimo saber que essa rotina de 4 dias já garante minha saúde (eu só vou nesses dias mesmo, em outros dois faço ioga em casa e no domingo não faço nada porque mereço). A metodologia dele é baseada em estudos recentes. Dá uma googlada no nome dele e vê se interessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas dicas são sempre ótimas, Lu! Vou dar uma olhada!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...