domingo, 23 de setembro de 2018

Minha primeira missão

Eu estava bem ansiosa para ser enviada para trabalhar no exterior. Afinal, o plano é seguir nessa carreira pelos próximos 20 ou 30 anos. Um dos objetivos, declaradíssimo, é morar fora do Brasil, mas também quero fazer um bom (de preferência ótimo) trabalho e, na medida do possível, enxergar propósito e significado no que faço.

Estou adorando Munique. É uma cidade linda, excelente para se viver, e estamos pegamos a época mais agradável do ano: temperaturas amenas e lindos dias de sol. Posso me imaginar vivendo bastante tempo aqui. Posso até me imaginar aprendendo alemão!

Quanto ao trabalho, é um pouquinho mais complicado. É claro que só fui mandada pra cá porque há menos gente do que o necessário atualmente e, portanto, serviço acumulado e muito problema para resolver. O que não me assusta, só me faz sair mais tarde todo dia, porque sempre tem mais uma coisinha que quero fazer.

Mas é um trabalho bem operacional, sabe? Não é desenvolvimento de estratégias ou rompimento de paradigmas. As grandes decisões são tomadas em Brasília, e a gente põe em prática (o que pode ser bem complicado e trabalhoso, é verdade). Isso não é necessariamente ruim: nada me impede de buscar atividades mais teóricas no meu tempo livre.

Eu não tinha ideia do que me esperava. Agora tenho.

4 comentários:

  1. Oi, Lud! Sei que não é bem o foco do blog, mas tenho 16 anos e estou pensando em fazer Relações Internacionais. Uma das opções mais tradicionais pra quem faz o curso é justamente a diplomacia. Eu sei que pode soar um pouco apressado da minha parte já estar pensando nisso, mas você poderia fazer um post ou algo do gênero sobre como é seu dia a dia no trabalho?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anon! Imagina, é ótimo pensar no futuro e já ir explorando possibilidades.

    Eu escreveria um post sobre o meu dia a dia no trabalho com o maior prazer, mas não sou diplomata, sou oficial de chancelaria! É o outro cargo de nível superior do Ministério das Relações Exteriores. A gente trabalha em atividades-meio e na área consular. Quer saber mais? Tem este guia ótimo: https://blog.clippingcacd.com.br/cacd/oficial-de-chancelaria/. Quer saber mais sobre o que faz um diplomata? https://blog.clippingcacd.com.br/cacd/o-que-faz-um-diplomata/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lud! Bom saber que está gostando de Munique, mesmo saindo tarde do trabaho. E ainda pegou uma Oktoberfest. :)
    Tomara que consigamos nos conhecer durante esta tua temporada alema.
    Beijo
    Rafaela

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...