domingo, 3 de novembro de 2019

Trabalhar no exterior

A irmã I. trabalha com tecnologia e basicamente fez carreira fora do Brasil. Ela morou nos Estados Unidos, na Alemanha e agora está na Espanha.

A irmã I sempre disse: "trabalhar no exterior é diferente de passear no exterior". Eu sempre respondi: "claro, claro", não totalmente convencida. Podia até ser, para os outros, mas EU tinha experiência de viver fora. Alugar apartamento, fazer compras, lavar roupa? Tá dominado.

Preciso dizer que a irmã I estava certa? Trabalhar no exterior é MUITO diferente de passear ou de morar no exterior. Alugar apartamento, fazer compras, lavar roupa é só uma parte da equação.

Quando se trabalha, o foco passa a ser produzir e mostrar serviço, e não conhecer a região, andar pelas ruas e pesquisar a cultura. Não só as horas para essas atividades divertidas ficam muito reduzidas, como quando eu saio do escritório estou cansada e quero é comer, dormir, agarrar nos livros e ver seriados - experiências familiares que não causam estresse.

Porque, na prática, quase tudo dá trabalho. Posso confiar na faixa de pedestres? Como devo me dirigir às pessoas? Que comida é essa? Como é que pede a conta? Etc.etc. Tento relevar minhas gafes culturais sorrindo muito. A sorte é que funciona nas Filipinas, porque na Rússia o povo ia achar que eu era meio boba.

Em suma, é muito mais desafiador e muito menos turístico do que eu tinha imaginado. Não estou reclamando (muito), só constatando.

2 comentários:

  1. Oi, Lud!
    Posso dizer também que a irmä I tem razao. Vejo fotos lindas das cidades que ficam a menos de uma de trem daqui e penso: no fim de semana vou lá. Quando chega o fim de semana, estou cansada, quero ficar quietinha no meu canto, ir ao supermercado, preciso lavar roupa e quando menos se espera já é segunda-feira de novo. Também näo reclamo, pois estou bem feliz aqui, mas achei que iria conhecer pelo menos a minha regiao bem mais rápido.
    Beijo.
    Rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, exatamente! Acho que temos de ter paciência com o processo de adaptação e ir fazendo o que der, quando a gente tem vontade. Nada de ficar se forçando.
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...