sábado, 8 de maio de 2021

Alguns livros queridos

Por exigência do público (isto é, duas ou três leitoras), deixo aqui alguns dos meus livros preferidos. A lógica da lista é simples: gostei demais deles; li mais de uma vez; recomendo para os outros. 

Conheço muitos outros livros ótimos. Estes aqui, no entanto, são os que estão guardados no meu ❤. 


Ficção: 

- As Irmãs March, Louise May Alcott

- Persuasion e Razão & Sensibilidade, Jane Austen 

- Os Três Mosqueteiros/20 anos Depois/O Visconde de Bragelonne, Alexandre Dumas

- Quadrilogia A Amiga Genial, Elena Ferrante

- Senhora, José de Alencar


Fantasia: 

- Trilogia A Bússola Dourada, Phillip Pullman

- O Noivo da Princesa, William Golding


Pós-apocalípticos: 

- Trilogia Broken Earth, N. K. Jemisin

- Trilogia MadAddam, Margaret Atwood


Memórias: 

- O diário de Annie Frank, Annie Frank

- O Último Sopro de Vida, Paul Kalanithi


Que abriram minha cabeça: 

- O Mito da Beleza, Naomi Wolf

- O Segundo Sexo, Simone de Beauvoir

- Essencialismo, Greg McKeown


Instruem e divertem: 

- O Último Teorema de Fermat, Simon Singh

- Uma Breve História de Quase Tudo, Bill Bryson

- Longe da árvore, Andrew Salomon

10 comentários:

  1. Obrigada Lud! Tem vários que eu li da tua lista, todos muito bons. Vou anotar os que não li, para as próximas leituras.
    O mito da beleza deveria ser estudado na escola, é o tipo de livro necessário. Eu li ele já tinha quase 40 anos e só ali me dei conta de uma porção de coisas. Eu li o diário da Anne Frank quando tinha 12 anos, foi um soco no estômago - acho que nunca me recuperei muito disso. Pensei muito nela nos primeiros dias da pandemia, quando ninguém sabia direito como pegava covid e eu tinha muito medo de sair e me contaminar.
    Eu tenho mais autores favoritos, que vão mudando conforme vou ficando mais velha, mas ficam guardados no meu coração porque representam uma fase de vida, mesmo que eu não tenha mais o mesmo olhar sobre eles hoje. Foi assim com o Caio Fernando Abreu, com a Lygia Fagundes Telles, com o Mario Benedetti.

    Abraço, Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Também pensei muito na Annie Frank, até no sentido que, comparativamente, a situação de muitas pessoas, na pandemia, ser muito melhor do que a dela. Recomendaria para adolescentes em geral, inclusive.

      É verdade, autores preferidos vão mudando com o tempo. Quando eu era criança, inclusive, nem entendia direito o conceito de autor (para procurar outros livros do mesmo). Um livro era um livro era um livro.

      Abraços,
      Lud

      Excluir
  2. Obrigado pela lista, os livros parecem ser bem interessantes!

    ResponderExcluir
  3. Tem um livro que gosto muito e que me lembra você: Cartas perto do coração. São as cartas trocadas entre o fernando sabino e a clarice lispector (da época que a escritora morou na suiça acompanhando o marido embaixador). As cartas escritas pelo fernando sabino me lembram o jeito que você escreve :) Você já leu?

    ResponderExcluir
  4. Helana, adoro o Fernando Sabino! Na minha casa havia uma coleção grande dele, e eu a li toda. Mas este livro eu não conhecia. Fui procurar e não achei versão digital para comprar. Vou botar na listinha.

    Fiquei interessadíssima sobre esse período da Clarice Lispector na Suíça! Fui ler a biografia dela, escrita pelo Benjamin Moser (muito boa). Infelizmente a Clarice ela achou Berna "um cemitério de sensações". Não curtiu =).

    Obrigada pelo elogio! Fiquei toda-toda.

    ResponderExcluir
  5. Já li alguns dessa lista, outros estão na minha lista, os que não estão já vou incluir. E por coincidência comecei A Amiga Genial tem algum dias.

    Jane Austen é minha escritora favorita, gostei muito de ver Persuasão na lista (junto com Orgulho e Preconceito, é o meu favorito dela).

    De autoras ficção contemporâneas, gosto muito dos da Colleen Hoover, são bem dramáticos mas histórias bastante completas e bonitas!

    Um beijo, Lu!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lud! Por alguma razão oculta (que provavelmente tem CID), me limitei demais nos últimos meses, e nem vim aqui. Mas que delícia ter um monte de texto junto pra ler! Só assunto legal, como minimalismo ou leituras, e uns muito sérios, como ansiedade e expectativas demais. Adorei!

    Falando de livros: não sei por que até hoje não li Persuasion, falha horrível no meu currículo, que pretendo consertar incontinenti. Ultimamente ando lendo muito irregularmente, culpa da pandemia: tem livro que vai logo, tem livro que empaca; tem dias que leio demais, tem dia que carrego o kindle pra todo lado mas não dou conta de ler mais que algumas linhas. Difícil esse negócio de insegurança geral e irrestrita nessa terrinha do desgoverno...

    Ando lendo só livro bobo, de preferência de fantasia. Agora é a trilogia YA Shadow and Bones, que tem até uma série na Netflix (com galã bonitão, o que sempre ajuda). E o bom de preocupar com a expressão física do mal é que ele pode ser derrotado...

    Muitos beijos pra vc e pro Leo,
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! Só queria dizer que imagino como se sente porque acho que estamos na mesma! XD
      Também passei um tempinho sem ler meus bloguinhos, fazendo leituras irregulares e, na maior parte do tempo, só com livros leves!!
      Séries ou mesmo filmes, por incrível que pareça, eu preciso de mais força de vontade pra consumir do que livros. Dia desses, eu terminei Rei Eterno na Netflix, e olha que tinha começado meses antes! Eu maratono na velocidade de tartaruga...
      Um abraço (mantendo distanciamento, sempre, hahaha) pra você!

      Excluir
  7. Oi, Lud!! Eu fui uma das leitoras que pediu o post e acabei não vindo prestigiar quando saiu, né? Hahaha! Como comentei com a Dani aqui em cima, tá difícil manter um ritmo esses dias...

    Pois bem... Acho tão interessante listas de favoritos! Eu fico pensando, "há quanto tempo essas coisas são favoritas? POR QUE elas são favoritas? Será que elas já saíram e entraram de novo da lista ou são constantes na vida de fulano?"... Muitas questãs. XD

    Peguei algumas indicações e outras já estavam na minha listinha de desejados. Acho que só conheço (= já li) A Princesa Prometida e um que meio que virou uma treta... O Mito da Beleza.

    Comecei esse livro no ano passado; acabei parando, pois achei meio pesado, e meses depois, descubro o rolê da Naomi negacionista e antivaxxx e esses dias até teve a conta do twitter bloqueada!!! Eu já tinha lido alguns comentários questionando os estudos e como eles foram utilizados pela autora, mas achei que dava pra relevar. Isso até saber dos últimos desdobramentos e que, pelo que andei lendo, nem eram tão recentes assim.

    Até onde dá pra separar a obra do artista???

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...