segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Sociedades utópicas

Achei "Better To Have Gone: Love, Death and the Quest for Utopia in Auroville", de Akash Kapur, interessantíssimo. Eu nunca tinha ouvido falar em Auroville, uma comunidade fundada em 1968 na Índia por Mirra Alfasa, uma guru francesa, com o objetivo de promover "a união da humanidade, acima de todas as crenças, políticas e nacionalidades".  Auroville ("cidade do amanhã") existe até hoje, com pouco mais de 2 mil habitantes de 54 nacionalidades.

Experiências de criação de novas sociedades são fascinantes. A ideia de que é possível que pessoas se organizem de maneira diferente e consigam resolver problemas como miséria, opressão e guerra é muito atraente. Infelizmente, as sociedades novas são formadas por seres humanos imperfeitos, como as antigas. Dito isso, se me chamarem para participar de uma delas... provavelmente vou querer ir. (Se irei mesmo é outra história.)

O autor de Better To Have Gone e a esposa, Auralice, nasceram e se criaram em Auroville e foram estudar nos Estados Unidos. Quando decidem voltar, um dos objetivos é apurar o que realmente aconteceu na trágica morte dos pais dela - um americano de família rica e uma belga profundamente mística. 

(Pois bem, o que aconteceu é que eles ficaram doentes e recusaram socorro médico, acreditando que a força da crença iria curá-los. Não curou.)

Auroville deu certo? Há divergências. Por um lado, ela completa 53 anos em 2021. Por outro, nunca conseguiu ser autossuficiente financeiramente. Tem seus admiradores e seus críticos. 

E tem um website também. 

2 comentários:

  1. Oi, Lud!

    Que história interessante, com muito material e questões pra discussão...

    Mas confesso que atualmente não tenho neurônios pra isso. A pandemia (e morar no Brasil atualmente) tá me levando a saúde mental e a inteligência aos poucos...

    ResponderExcluir
  2. Andrea, te entendo perfeitamente! Eu que acompanho de longe estou estressada com a situação, imagino quem mora no Brasil.

    Meu único consolo é que uma hora vai melhor. Só não sei quando =(.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...