terça-feira, 3 de novembro de 2009

O Caso do Elogio ao Pão-Durismo

Eu sempre fui pão-dura. Aprendi com mamã, aquela mulher sem vaidade e sem dó do consumismo (acabo de perceber que as duas coisas andam muito juntas).

Por pão-durismo entenda-se que eu não acho que comprar seja diversão, nem que a última versão de um objeto que eu já tenho seja uma necessidade (Ok, tem uma exceção: comprar livros é diversão pura. Principalmente depois que descobri a alegria dos baratíssimos volumes gentilmente usados .)

É verdade que passei por uma fase consumista uns meses atrás. Ela foi boa enquanto durou. Mas eu descobri que (surpresa!) a aquisição de bens proporciona uma alegria momentânea, mas não felicidade duradoura (pelo menos pra mim). E que dá o maior trabalho guardar, conservar e proteger a bagulhada toda. Então voltei saltitante às minhas origens.

O pão-durismo é um incompreendido em nossa sociedade de consumo. Ele não é a escravidão à moeda, mas a liberdade. Com um dinheirinho guardado, você é livre para aproveitar um monte de oportunidades. Se você não precisa de uma fortuna para se manter, pode optar por um trabalho que pague menos, mas empolgue mais, ou parar de trabalhar para estudar, ou parar de trabalhar ponto (se aquele dinheirinho guardado era respeitável).

O pão-durismo é ecológico e solidário. Ele recicla caixas, roupas, móveis, presentes que você não gostou. Ele pega emprestado ao invés de comprar, e empresta ao invés de incentivar que você compre.

O pão-durismo é criativo. Menos itens quer dizer mais combinações inesperadas. Menos cores quer dizer que tudo vai com tudo. O pão-durismo é minimalista e elegante: seu credo é “menos é mais”.

E o pão-durismo é feminista, né? Não torrar dinheiro em cosméticos, acessórios, roupas da moda e salão de beleza agradaria profundamente à Simone de Beauvoir.

Ser pão-duro com o dinheiro não significa ser pão-duro com as idéias, nem com as emoções, nem com o entusiasmo.

Muito antes pelo contrário.

5 comentários:

  1. Oi Lud!!!
    Quero parabenizá-la pelo blog novo...
    Continuaremos a nos "ver" por aqui!!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Mas confessa, vá - vc é a mais "economicamente responsável" lá de casa... =)
    Gostei do nome do blog novo!

    ResponderExcluir
  3. Blé! Odeio senha de verificação =(

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, gente!

    Quanto à senha de verificação, já tirei! Também odeio fortemente!

    ResponderExcluir
  5. hahaha muito 'economicamente responsáveis' nós somos. acho que eu mais, pq sou a irmã pobre, logo sou obrigada pelas circunstâncias a ser pão-dura...

    esqueceu de colocar 'viagens' na categoria 'nisso aqui eu gasto meu dinheiro'!

    e ei, vc copiou meu leiaute! =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...