Eu e o Leo estamos na casa dos meus pais, onde temos um quarto só pra nós, comida e roupa lavada. É muito mimo e, por isso, estamos tentando não abusar. Deixamos o quarto arrumado e tentamos participar das atividades domésticas: tirar e por a mesa, lavar a louça, essas coisas.
Temos carro também, porque meu pai empresta o dele. Mas queremos nos virar sozinhos sempre que é possível. Quando visitamos uma amiga na semana passada, pegamos uma carona pra ir e planejamos voltar de ônibus. Como era perto (só 2 km!), acabamos vindo a pé.
Com certeza tem muita gente que já faz isso tudo normalmente. Eu e o Leo éramos mal-acostumados mesmo (e temos um monte de amigos que também eram ou são).
E aí é impossível deixar de pensar como em certos países as pessoas são mais autônomas e responsáveis. E fico imaginando se arrumar a própria casa, limpar o próprio banheiro, não tem tudo a ver com não jogar lixo na rua e respeitar os espaços públicos.
Oi Lud,
ResponderExcluirAdorando a volta ao blog com assuntos diversos. Acompanhei a sua viagem, até porque pretendo realizar algo assim em alguns anos (também sou funcionária pública em Brasília), mas adoro suas elucubrações. :)
Eu acredito que tem muito a ver sim, quando eu saí de casa e fiquei sozinha pela primeira vez eu passei a valorizar mais cada detalhe, lavar sua roupa, fazer sua própria comida, pagar sua conta de energia, tornam você mais responsável, parece cliché, mas tem sua verdade e aumenta nossa percepção de coletivo.
Ilka
Oi, Ilka! Que legal que você também quer sair viajando. Dou o maior apoio!
ResponderExcluirPois é, quando a gente toma conta de si mesmo vemos a vida com outros olhos...]
Beijos