segunda-feira, 20 de abril de 2015

A pegadinha do eu futuro

Tem muita informação legal no "The Willpower Instinct" (O Instinto da Força de Vontade), da Kelly McGonigal. Inclusive a de que gostamos de deixar as coisas para depois porque achamos nosso "eu futuro" vai dar conta do que a gente está com preguiça ou sem vontade de fazer hoje.

Então, é difícil para as pessoas se livrarem de maus hábitos agora (como gastar tudo o que ganham ou se alimentarem mal) porque elas acham que "depois" elas terão mais tempo e disposição para lidar por isso. Isto é, a gente imagina que nosso eu futuro vai ser mais disciplinado, mais animado e mais persistente.

É por isso que muita gente adora marcar o início da dieta ou do programa de estudos para a próxima segunda-feira, para o mês que vem ou para o primeiro dia do ano. Porque aí não só tomamos uma decisão ("olha, no dia tal eu começo" - o que nos dá a impressão de que estamos lidando com o problema, embora na prática não tenhamos feito nada ainda), como empurramos a chatice/desgaste/sacrifícios para "outra pessoa" - o nosso eu futuro.

A solução? Ter em mente de que o eu futuro é a gente mesmo. Se não estamos a fim de tomar certas atitudes agora, é pouco provável que fiquemos depois. Aí fica mais fácil decidir largar mão do projeto (e gastar o tempo e a energia em algo que empolgue mais) ou criar um sistema de recompensas (e se ele for bom mesmo é provável que a gente comece a agir agora mesmo).

Para mim, a carapuça serviu. Me enxerguei totalmente nessa pessoa feliz que faz lindos projetos para o depois e, quando chega lá, descobre com grande surpresa que o ânimo continua pouco (ou inexistente). Ah, ser humano, seu danadinho.

(Obs: no Brasil o livro foi publicado pela Editora Fontanar, com o título "Os Desafios à Força de Vontade".)

5 comentários:

  1. Acabei comprando.

    Me vi em casa palavra que escrevestes.


    Lilly

    ResponderExcluir
  2. Daqui umas semanas! :)

    Lilly

    ResponderExcluir
  3. Boa dica de livro! Estou sempre postergando certar coisas como um detox de álcool, não que eu seja alcoólatra mas bebo umas 3x por semana. Para quem quer emagrecer isso é muito.
    Fora cursos, aulas disso e daquilo que vamos deixando pra lá!

    ResponderExcluir
  4. Oi, xará! O livro é legal mesmo. Boa sorte nos seus projetos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...