quarta-feira, 13 de maio de 2015

A melhor dica financeira do mundo

Se o assunto é educação financeira e eu pensar em todos os livros, artigos e blogs que li, conversas que tive e conselhos que recebi, a ideia mais legal e mais eficiente é:

Viva abaixo de seus meios

ou 

Gaste menos do que ganha

Não tem conversa: para investir, empreender, ter tranquilidade financeira, o primeiro passo é esse. Não adianta ganhar milhões se gastamos esses milhões. Não adianta aumentar a renda se o consumo aumenta junto. Não adianta saber tudo sobre o mercado de ações se não sobra dinheiro no fim do mês para aplicar. 

Como diz meu pai, 

Você não fica rica com o que ganha, você fica rica com o que guarda. 

Quem tem gastos mensais iguais ao salário está lascado: qualquer imprevisto é suficiente para deixar a pessoa endividada. Sem falar nas épocas de vacas magras: desde que chegamos ao Brasil, tem gente dizendo que a coisa não tá pra peixe. Se você vive abaixo de seus meios, não precisa mudar seu estilo de vida e sofrer quando a renda cai. Você passa a economizar menos, é tudo. 

Eu sempre vivi abaixo dos meus meios (é, não gastava tudo do meu salarinho de estagiária). Fazia isso porque era pão-dura mesmo, mas hoje vejo que foi um ótimo hábito a ser adquirido. 

Isso não quer dizer que eu não gasto nada, nunca. Ao contrário: gastei um bocado viajando. Mas só consegui juntar essa grana... vivendo abaixo de meus meios. 

(E digo mais: limites que a gente mesmo se impõe estimulam a criatividade que é uma beleza.) 

6 comentários:

  1. Também aprendi esse conselho em casa. Não importava quanto eu ganhasse, um pedaço sempre ia pra aplicações. Pra mim, isso faz parte de ter qualidade de vida. Afinal, traz uma tranquilidade ímpar e permite realizar projetos e sonhos.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou sempre tentamdo fazer isso, mas surgem mil imprevistos e depois de resolvê-los sempre acabo no zero a zero...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece mesmo, né? Vou fazer um post com sugestões de como aplicar esse princípio.

      Excluir
  3. Oi Lud,

    É uma verdade tão simples, tão óbvia, mas incrível como é difícil executar a longo prazo...Eu estou engajada nisso há vários anos (não tive incentivo, nem educação financeira qdo jovem), mas como o comentário anterior, sempre surgem imprevistos e volto pro zero a zero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece com muita gente, Jane. Vou fazer um post pra tentar ajudar.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...