sexta-feira, 15 de maio de 2015

Dicas práticas para quem quer gastar menos do que ganha

Acho que ninguém discorda que viver abaixo de seus meios é uma ótima ideia. Mas falar é mais fácil do que fazer, né? Muita gente tem dificuldade com isso. E não necessariamente porque ganha pouco: conheço várias pessoas que têm ótimos salários - muito maiores que o meu! - e não conseguem se manter no azul.

Então vamos lá: para gastar menos do que se ganha a receita é...

Passo 1) raio X da situação financeira

Para isso, são necessários duas apurações:

I) saber exatamente quanto entra todo mês. Isto é, salário líquido + rendimentos em geral (ganhos em aplicações, aluguéis etc.)

Alerta importante: cheque especial e limite do cartão de crédito não entram nessa conta! Só porque o dinheiro está disponível não quer dizer que ele seja nosso. Muito antes pelo contrário; os juros desses recursos são altíssimos. O privilégio de usá-los custa muito caro no fim do mês.

Já 13º, 1/3 de férias e restituição de imposto de renda entram na conta, sim. Mas é bom lembrar que eles só ficam disponíveis em momentos determinados e, portanto, não devem ser empregados antecipadamente (alguns bancos adiantam a restituição, mas eles cobram - caro - por isso.

II) saber exatamente quanto sai todo mês. Saber mesmo, na ponta do lápis. "Ter uma ideia" não é suficiente.

Não precisa de muita tecnologia. Um caderninho e uma caneta resolvem. Planilhas no computador e programas de gerenciamento financeiro são ótimos, mas se for complicar a vida, e melhor deixar pra lá (ou para um segundo momento).

O objetivo é saber exatamente quais gastos estão sendo feitos. É legal dividi-los em categorias. Por exemplo:

- gastos fixos: aluguel/financiamento, condomínio, água, luz, internet, mensalidades de escola/faculdade, curso de línguas, natação;

- gastos variáveis: alimentação, supermercado, gasolina, farmácia, saídas, presentes;

- gastos anuais: IPVA, IPTU, matrículas.

Depois de uns dois meses anotando, dá pra ter uma ideia bastante boa da situação financeira. Aí é hora do

Passo 2) análise da situação financeira

Nossos rendimentos são maiores do que nossos gastos? Ótimo. São parecidos? Muito bom, mas arriscado - um imprevisto pode atrapalhar o equilíbrio. São menores? Precisamos agir imediatamente.

Há duas maneiras de equilibrar a equação: uma é ganhando mais, outra é gastando menos.

Mas se dedicar só à primeira não resolve: tem gente que, quanto mais ganha, mais gasta. Então, manter o controle das despesas é essencial.

Então, vamos nos fazer duas perguntas:

- dá pra ganhar mais? Às vezes não é tão difícil: tirar o dinheirinho que está na poupança e aplicar na renda fixa, nesse momento, é uma boa. Dá pra fazer hora extra? Pedir aumento de salário? Mudar de emprego? Cabem muitas reflexões nessa hora, inclusive a eterna "o que é mais importante para mim, tempo ou dinheiro"?

- dá pra gastar menos? Esse lado da equação é mais fácil de manipular, porque está principalmente em nossas mãos. Conseguir um aumento depende de um terceiro, o chefe; diminuir o número de saídas - ou preferir restaurantes mais baratos -, não.

É também mais doloroso. Afinal, significa basicamente questionar nosso modo de vida. As pessoas tendem a achar que todos os nossos gastos são essenciais, e de fato são - para a maneira como a gente se vê, como definimos conforto, como definimos sucesso. Mas não, obviamente, para nossa sobrevivência.

Vamos ser sinceros: precisar, precisar mesmo, a gente precisa é de um teto, água encanada, energia elétrica, alimentação e roupa. Transporte, para chegar ao trabalho. Escola para as criança, para quem tem. E, vá lá, internet.

O resto, gente, é conforto, alegria e satisfação, mas necessidade não é. Sim, nem só de pão vive o ser humano, mas estamos falando do mínimo, né (sem nem entrar na questão de que existe muita gente que nem esse mínimo tem).

(E mesmo o mínimo é gerenciável. Dá para procurar um aluguel mais barato, economizar energia, tomar banhos mais curtos, gastar menos com roupa - o que pode significar comprar menos peças de roupas mais caras e que durem mais -, ter um carro econômico ou usar transporte público...)

Se em vez de pensar em cortar do nosso total, fizermos a conta do mínimo necessário e depois irmos acrescentando "agrados", talvez fique mais fácil montar o orçamento. Diminui aquela sensação de perda, sabe?

Passo 3) ação

Porque não adianta fazer os melhores controles e análises do mundo deixar de colocar as decisões em prática, né?

Enfim, o assunto é complexo e rende um monte de posts. Para mim, é muito interessante conversar sobre o tema porque daqui uns meses eu começo "a vida normal" (morar em Brasília, voltar a trabalhar) e aí vou ter de fazer todas essas opções: morar de aluguel ou financiar um imóvel? Escolher um apartamento mais bonito ou mais econômico? Quanto dinheiro estou disposta a gastar para mobiliar o novo lar? Vou andar de carro ou de ônibus? Se carro, novo ou usado, popular ou sofisticado? Que porcentagem do salário reservar para a diversão? Quanto quero guardar para o próximo projeto/aventura?

É como se eu estivesse começando minha vida de casada de novo. Só que agora eu estou mais esperta...

4 comentários:

  1. Ha, como vc precisasse de dicas pra economizar ;D
    Eu aprendi fazendo igual fazia com salário de estagiária (e tinha pais pra me bancar em casa): recebia, depositava tudo que eu queria economizar, e depois via o que tinha disponível pra gastar (e às vezes poupava parte dessa grana também). Depois que a gente aprende, fica automático ;)
    BTW, recomendo carro semi-novo: toda a desvalorização que ele sofre ao sair da concessionária já aconteceu. É só achar alguém doido com carro, que cuida bem e gosta de trocar sempre, e comprar tudo que ele quiser vender.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, isso é algo que me incomoda muito. A grana é bem curta (sou formada, mas concurseira), e é uma luta pra não enfiar o pé na jaca. Porém, sei que se eu não aprender agora, quando a grana começar a entrar, não vou ter disciplina também. =/
    Amo seu blog!
    https://amandismos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Amanda, o legal é que você já pensa nisso. Aí, quando passar em um concurso, não vai sair gastando feito uma doida, rs.
    Que bom que você gosta do blog!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...