segunda-feira, 22 de junho de 2015

Dinheiro grátis

Quando voltei ao Brasil, descobri que tinha uns de pontos na minha conta bancária e que eles podiam ser trocados por vales, objetos e passagens aéreas - e também em compras em um supermercado aqui perto de casa.

Lá me fui, toda feliz. Não era muita coisa, não, mas deu bem pra comprar uns potes de sorvete e uns chocolates. Na hora de passar no caixa, me lembro de ter dado uma risadinha e pensado: ueba, dinheiro grátis!

Não preciso dizer que eu estava redondamente enganada, né? Não existe almoço grátis - nem potes de sorvete grátis. Uns dias depois, lendo "Affluenza - when too much is never enough (quando demais nunca é suficiente)", do Clive Hamilton - um livro sobre excesso de consumo na Austrália e seus efeitos negativos -, parei pra pensar na parte que dizia que, bem, nada é de graça. Que pagamos mais caro por passagens aéreas para bancar programas de milhagem, mais caro em shoppings para financiar prêmios de fim de ano e mais caro por tudo para que os lojistas cubram as taxas pelas transações de cartão de crédito.

É óbvio, não? Eu nunca tinha pensado nisso, mas é evidente que as vantagens de programas de incentivo ao consumo e fidelização têm que ser bancadas por alguém. Ou seja, eu pago mais caro no supermercado aqui perto de casa do que em um que não dê sorvete "grátis".

E é claro que quem é mais recompensado por todos esses programas é justamente quem gasta/consome mais, isto é, quem tem mais dinheiro - e que provavelmente não precisa dos prêmios... Já o consumidor ocasional, de menor poder aquisitivo, paga a mais e não usufrui de nada.

Então, de hoje em diante, vou desconfiar dos estabelecimentos e empresas que oferecem "vantagens". Provavelmente elas vão estar embutidas no preço final.

Vantagem mesmo é pagar mais barato.

8 comentários:

  1. Fico pensando nisso a respeito de promoções também. Principalmente nos supermercados, que regularmente colocam produtos em promoção. Sei que não estou pagando mais barato - ao contrário, estou pagando BEM mais caro quando eles NÃO estão na promoção. Porque lógico que ninguém faz oferta pra perder dinheiro, né? E ao contrário de roupas, sapatos, eletrônicos e etc etc, não dá pra simplesmente deixar de comprar comida. Um mato sem cachorro, não tem pra onde fugir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,
      de fato, de comprar comida não tem como escapar. O jeito é pesquisar e se planejar, né? Esse supermercado dos pontos é grudado aqui em casa, então a tentação é passar nele toda vez que eu preciso que alguma coisinha.

      Excluir
  2. Concordo com vc... O consumismo consome as pessoas...


    Beijinhos;
    Débora.
    http://derbymotta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Debora! Acho que ninguém é contra o consumo - a gente precisa de casa, água, luz, comida e um pouco de diversão, né? Mas ter o consumo como objetivo de vida é frustrante - pelo menos eu achei, quando passei por uma época consumista.

      Excluir
  3. Acho vantagem juntar milhas com o cartão de crédito, porque eu gastaria aquele dinheiro de qualquer forma... Já resgatei muita passagem com milhas do cartão. Claro que: 1. não gasto mais só pra juntar mais milhas; 2. meu cartão não tem anuidade; 3. pago sempre a fatura inteira (óóóbvio).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, falou tudo! Sim, conheço gente que paga anuidades milionárias e acha a maior vantagem gastar muito pra ganhar milhas.

      Bom mesmo era não ter esses programas e as passagens custarem mais barato (acho que, mesmo que as cias aéreas disponibilizem só os lugares vagos, tem o custo da estrutura dos programas de milhagem). Mas já que não se pode vencê-los, junte-se a eles...

      Excluir
  4. Amo a expressão "Não existe almoço grátis" porque é bem assim mesmo.
    Eu até tenho cartão, mas nunca consegui trocar pontos dele. O único programa de recompensa que realmente já consegui usar é o Dotz. E mesmo assim, meus pontos normalmente só dão pra ingresso de cinema. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse do que eu estou falando é o Dotz mesmo. Ele funciona, mas eu preferia que o supermercado aqui perto fosse mais baratinho.

      Na sua cidade não tem supermercado participante, não? Eu consigo trocar os pontos por vale-compras que começam em 5 reais. Dá pra comprar uma barra de chocolate =D.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...