sábado, 27 de junho de 2015

Minimalismo pra quê?

Lá no minimalizo uma leitora falou: tá bom, tudo isso é muito bonito, mas qual é o objetivo da bagaça mesmo?

Eu respondi rapidinho que bem, tem vários, um para cada praticante. O meu foi sair viajando. Tem gente que quer ter mais tempo livre. Ou quer economizar. Ou quer consumir menos recursos naturais.

Eu sempre falei que meu minimalismo era utilitário, não um fim em si mesmo. Então, se meu período de viagens está acabando, quer dizer que eu não quero ou preciso mais buscar o menos?

Poderia até ser. Só que eu curti. Achei muito bom ter menos objetos e menos preocupações. Ganhei mais tempo e mais flexibilidade. Fiquei aberta a mais oportunidades. Descobri o que é mais significativo para mim.

Talvez o que o minimalismo me traga é simplesmente mais controle sobre a minha vida. Se preciso de menos coisas, se não faço questão de mostrar status, tenho mais opções. Posso morar em um apartamento menor perto do trabalho, posso pensar em mudar de carreira mesmo se for para ganhar menos, posso guardar dinheiro para um objetivo que é importante para mim, não para os outros.

Sim, minha família e meus conhecidos podem achar que eu enlouqueci. Ou que fiquei pobre, o que talvez seja tão ruim quanto. Mas é aquela coisa: depois que você deixa de corresponder às expectativas da galera e você vira "um caso perdido", as coisas se acalmam. E a vida continua.

4 comentários:

  1. O mais incrível é as pessoas ainda não entenderem o objetivo de algo tão importante. É o cúmulo da alienação!

    ResponderExcluir
  2. Achei legal a pessoa querer se informar, Krys. As ideias nunca alcançam todo mundo ao mesmo tempo, né? Elas vão se espalhando gradativamente (ou não se espalham, o que é pior, rs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Lud, viver uma vida minimalista é algo libertador, pelo menos é assim que me sinto, com uma leveza e bem estar enormes, descobri a felicidade que eu tanto procurava!

      Excluir
  3. Olá Lud tudo bem?

    Estou tentando levar uma vida minimalista, por alguns objetivos específicos, mas já consigo ver o resultado na minha vida!!!


    Beijinhos;
    Débora.
    http://derbymotta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...