quarta-feira, 6 de março de 2019

Minimalismo, um balanço

Sou minimalista desde 2011. No início, eu não tinha ambições à uma conversão permanente: resolvi adotar esse estilo de vida porque era o mais prático no momento, tanto para juntar dinheiro quanto para sair viajando. Quando voltei ao Brasil, achei uma boa continuar, não só porque eu tinha me adaptado muito bem a ele, mas também porque seria útil para refazer o patrimônio. E porque meu objetivo final era eventualmente morar de novo fora do país, então quanto menos objetos para me desfazer antes da mudança, melhor.

Papo vai, papo vem, são oito anos de minimalismo. Convenhamos que é uma quantidade de tempo respeitável. O que não quer dizer que eu esteja pronta a me comprometer para o resto da vida, porque a gente nunca sabe o que pode acontecer. Mas, por enquanto, continua funcionando bem. Com ele, eu e o marido conseguimos trabalhar menos e ter mais tempo para o que gostamos de fazer. Nos preocupamos menos em guardar e cuidar de bens. E também não ficamos competindo com os outros (tipo "Quem tem o carro mais legal?" A gente nem tem carro).

Ser minimalista me trouxe muitas coisas boas: mais oportunidades, mais criatividade, mais coragem, mais dinheiro guardado. Mas, para ser sincera, também incentivou umas características não tão bonitas: egoísmo, pão-durismo. Faço as coisas do meu jeito, sem me importar com as outras pessoas. Às vezes, economizar é mais importante do que sair com os amigos. A ideia de parar de dar presentes físicos para a família, substituindo por experiências (um jantar, um passeio) se perdeu no meio do caminho; agora ninguém ganha nada (só as crianças).

Ou seja, nem tudo é perfeito-lindo-maravilhoso. Mas que o saldo é muito positivo, isso é.

4 comentários:

  1. Oi Lud,
    Te acompanho aqui faz um tempão.
    E mais ou menos nessa época também conheci o minimalismo e me identifiquei total. Mas com muitas escorregadas, eu ainda gosto de comprar coisas, infelizmente.

    Você não tem vontade de comprar nada? Umas bugigangas, uma roupimja nova de vez em quando?

    Preciso aprender!
    Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jane! Obrigada pela companhia!
      Eu gosto das coisas que tenho e não me importo de repetir, então é difícil ficar com vontade de comprar, até porque tento evitar influências de consumo: tevê, revistas femininas, passeio em shopping. Mas ninguém é perfeito. A gente vai tentando e se aperfeiçoando, né?
      Beijos!

      Excluir
  2. Lud, você usa instagram? Nunca comento, mas te acompanho há anos por aqui, só que às vezes demoro a vir, daí queria te acompanhar por lá também. :)
    Beijos, May

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, May!
      No Instagram, estou com o Ludleopelomundo. Mas aviso que é um perfil de viagens!
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...