domingo, 31 de março de 2019

Minimalismo e mudança e Marie Kondo

Às vezes ter pouca coisa tem seus inconvenientes: um amigo me deu uma tulipa de madeira e eu não tinha um mísero vaso para colocar (aí improvisei com uma garrafa de vidro e deu tudo certo, não temam). Mas, em outros momentos, o minimalismo brilha. Um desses momentos é uma mudança.

Está tudo encaminhado, mas 100% de certeza de que vamos sair do país, só no fim de abril. Mas somos ágeis (ou ansiosos) e já estamos nos organizando.

Está tranquilo: para começar, não temos carro para vender. Então, não temos de correr atrás de comprador, negociar, transferir documento. Para continuar, temos poucos móveis, e a maioria deles vai ser deixada para trás (o plano é alugar um apartamento mobiliado no destino). Para completar, como quase todos eles são de segunda mão, não vamos nos afligir se não conseguirmos vender tudo. O que não rolar a gente doa, e ainda faz uma boa ação.

Entendo perfeitamente quem faz questão de levar todo o conteúdo da casa quando muda de endereço, e ainda mais de país. Psicologicamente, é reconfortante estar rodeado de objetos familiares. Um desraizamento, por mais desejado que seja, é uma fonte de stress. No meu caso, estou confiando que algumas coisinhas estratégicas (e o mais importante, o maridinho) sejam suficientes.

Como ainda vou morar em muitos lugares diferentes, pode ser que uma hora eu mude de ideia. Por enquanto, estou querendo é muita praticidade e pouco trabalho mesmo.

* * *

E o que mais uma mudança é? Uma oportunidade! De dar uma boa avaliada em tudo que se possui e despachar o que não está sendo mais usado ou apreciado. No meu caso, isso se reflete principalmente no armário. Mesmo evitando comprar, ganho roupinhas da família e de vez adquiro alguma coisa em viagens. Aí já viu.

Por coincidência, uma amiga perguntou se alguém tinha o livro da Marie Kondo (A mágica da arrumação, lembram?) para emprestar e eu estou aproveitando para reler. Eu implico um pouco com o estilo dela de escrever, apesar de saber que é um manual de instruções e não uma obra de literatura, mas gosto das das ideias.

Fiquei inspirada e arrumei minha gaveta de blusas de frio. De fato, é muito melhor colocar as roupas dobradinhas de pé, como ela orienta, em vez de em pilhas, porque dá pra ver tudo que está guardado - e cabe mais também! (Sei que ela manda tirar todas as roupas das gavetas e fazer uma triagem geral, mas eu sou rebelde.)

Agora é partir para as próximas gavetas.

3 comentários:

  1. Gente, eu AMOOO a Marie Kondo e irei defendê-la, hahaha!! XD
    Mas sério, o método dela de organização, pra mim, foi o que mais deu certo. Era o que eu procurava pra fazer um destralhe eficaz.

    Super curiosa pra saber também pra onde vocês vão!! (Pra mim, é 100% de certeza que vocês vão, hahaha. Pensamento positivo!)

    ResponderExcluir
  2. Não precisa defender, eu também acho a Marie Kondo ótima! Eu fiz meu grande destralhe antes da publicação do livro dela, mas estou achando muito útil para manutenções.

    Obrigada pelo pensamento positivo!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lud!
    Curiosa para saber o destino. :)
    Eu gosto da Marie Kondo. Sou desses que adora se livrar das coisas.
    Quando me mudei para cá, vim com duas malas médias e uma pequena + computador na mochila. Claro que, 16 meses depois, tenho mais coisas. Até porque uma hora é necessário comprar uma chaleira ou uma panela, mas ainda tenho tudo sob controle, especialmente porque também vou mudar de apê em breve.
    Beijos pra vocês

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...