domingo, 28 de novembro de 2021

Eu só quero chocolate

Desde criança sou doida com chocolate. Como lá em casa minha mãe era adepta da alimentação saudável, chocolate só aparecia de vez em quando. É lendário o caso de umas férias no sítio em que, depois do almoço, eu e minha irmã ganhávamos dois Bis. Dois! Desenvolvi toda uma técnica para separar as quatro camadas do Bis e degustá-las separadamente, deixando as das extremidades (que tinha chocolate por fora e recheio por dentro) para o final. 

Uma das maneiras com que o Leo me conquistou foi me dando chocolates. E com ele não tinha miséria: nada de dois Bis! Eram barras de 200 g (sim, naquela época elas ainda existiam) ou caixas de bombons. Na Páscoa, vários ovos, dos grandes. Uma maravilha. O mais legal é que, hoje, o Leo continua me dando chocolates. Comentei isso com ele, que respondeu, sorrindo: "Em time que está ganhando não se mexe". Quem sou eu para discordar. 

Falando em Páscoa, outro episódio marcante da minha infância foi de um tio que esteve hospedado em nossa casa e, ao partir, deixou um ovo de chocolate de 1 kg, bem na época em que eles começavam a ser lançados. Me lembro até hoje da grossura da casa. Claro que ele foi consumido em doses módicas, tipo um pedacinho por dia. 

Um dos meus sonhos de criança era ser adulta para comer chocolate até cansar. Eis um sonho que foi plenamente realizado. Às vezes, depois de comer um tantão, olho melancolicamente para o resto da barra e declaro: "Acho que não gosto tanto de chocolate mais." Claro que essa sensação só dura até o dia seguinte. 

Tudo isso não quer dizer que eu seja uma refinada apreciadora de chocolate amargo com mais de 70% de cacau. Não recuso, mas gosto mesmo é de chocolate ao leite - e suas variações e recheios. 

Quando descobri a existência da Suíça, brincava que queria morar lá por causa dos chocolates. E não é que, mais de 30 anos depois, estou indo mesmo?

Cesta básica

7 comentários:

  1. NEM VOU DAR OI HOJE PORQUE ACHEI ESSE POST UM DESAFORO!!!
    ������


    Falando em barra de 200g, dia desses, no supermercado, vi uma barra de 165g tamanho "família". ��

    Uma vez, eu vi uma colega falando de torrar dinheiro com chocolate e pensei, "nunca fiz isso". Fui então nas Americanas e comprei 100 reais (quando ainda valia alguma coisa) de estilos variados. Detalhe: eu sou do tipo de pessoa que gosta, mas satura rápido. �� De todo jeito, valeu a experiência, só não pretendo repetir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, Andrea! =D Na verdade, essas compras foram os presentes de Natal do ano passado para os colegas de trabalho e o pessoal do prédio. Como boa minimalista, gosto de dar presentinhos consumíveis.

      É linda a ideia de torrar dinheiro em chocolate. Praticamente um investimento (em alegria, pele menos). O bom de você saturar rápido é que o estoque dura mais, né?

      Excluir
  2. Eu também, a mãe sempre conta que quando eu era bem criança, via cocô de ovelha e dizia pra ela: "olha mãe, coate".

    Eu lembro desses ovos enormes também, só que eram meus pais mesmo que compravam, tu está melhor de tio do que eu, hahaha, e os coelhos enormes da neugbauer, eram os que eu mais gostava. Sei que muita gente não curtia neugbauer, minhas primas iam lá e se atracavam em garoto, lacta, meus neugbauers mimosos sempre saiam ilesos, ufa! E naquela época a graça era tb abrir os ovos para ver os bombons de dentro, com o kinder e já mais tarde é que vieram umas surpresas maiores, na época até o kinder era grande né, agora é pequeno, caro e só vem coisa sem graça, antes vinha cada maravilha nos pequenos.

    Mas devo confessar que tu ganhou essa corrida dos chocolates, o máximo que fui foi na fábrica da garoto lá no Espirito Santo. Vou mandar o endereço por e-mail, será que rola um chocolate suiço de natal atrasado, visto que apesar de não ter chegado, tu ainda não está lá? hehe, brincadeira. Os amargos eu até alguns gosto, mas um dia cometi a atrocidade de testar os superiores à 70%, nunca mais.. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, Neugebauer não era comum em Belo Horizonte quando eu morava lá, mas tinha... Bibs, passas ou crocantes cobertos com chocolate que eu adorava. Tenho certeza que eu ia gostar das barras também! Se fosse em forma de coelho, então, nem se fala.

      Fabrica da Garoto no Espírito Santo, oba! O que mais me marcou foi o cheiro de chocolate que dava a sentir em todo o quarteirão. E a loja da fábrica, com produtos recém-fabricados (mas não mais barata, como eu gostaria que fosse).

      Uai, quem sabe rolam uns chocolates suíços ano que vem? Devo ir ao Brasil e com certeza vou levar um tanto na mala =D.

      Excluir
  3. Lud, uma adulta feliz. :-)

    Desde que posso comprar chocolates, não sou mais tão de comer chocolate. E gosto apenas de alguns. Aqui tem uma imensidão de variedades, mas são raros os que gosto. Comprei um saco de 1kg de ouro branco para distribuir aos colegas na próxima segunda, que é dia de são Nicolau. Vamos ver se gostam. :-) Guardei uns para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois conta se o pessoal gostou do Ouro Branco! Geralmente quem não é brasileiro acho nossos chocolates muito doces =D.

      Excluir
  4. Quando eu era criança, tínhamos uma caixa de isopor guardada em um armário em que ficavam os ovos de páscoa que eu e minha irmã ganhávamos... Cada uma ganhava 1 ovo dos pais, 1 de cada casal de avós, 1 dos padrinhos e talvez mais 1 de algum tio... O que dava uma média de 8 a 10 ovos de páscoa anualmente. Colocávamos os ovos lá e tínhamos acesso livre a eles. Quando tínhamos vontade, abríamos a caixa, pegávamos um pedacinho e saboreávamos...
    Acredita que quando a páscoa do próximo ano estava chegando, tínhamos que nos esforçar pra terminar os ovos do ano anterior, para abrir espaço pros novos?? Os ovos duravam 1 ano inteirinho!!!!
    Hoje eu não consigo imaginar como isso acontecia... Sou totalmente compulsiva, se vejo doce na minha frente, tenho que comer até acabar... Com certeza esses ovos aí não passariam de 2 semanas... como eu era tão controlada assim na minha infância???

    De toda forma, há alguns anos aderi ao veganismo, sinto muita falta de chocolate ao leite e principalmente chocolate branco... Também não curto muito os 70% cacau (que normalmente não têm leite) e as opções veganas não são exatamente a mesma coisa e o preço é bem salgado... :/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...