terça-feira, 16 de junho de 2015

A fila (dos concursos) anda

Uma das razões de voltarmos para o Brasil foi o fato de que o concurso que o Leo queria fazer havia sido autorizado. O edital tinha seis meses para sair e... isso acaba de acontecer, na tábua da beirada, na última semana do prazo. Isto é, mais de três meses depois da nossa volta.

Tudo bem que ele ficou estudando enquanto isso. Mas, como o edital veio com um monte de matérias novas, todo aquele direito constitucional e administrativo não vai servir para nada (só para a satisfação pessoal, né). Enfim, já que que todos os outros concorrentes também foram pegos de surpresa, no final das contas tá tudo bem.

Semana passada saiu... a autorização para o concurso que eu quero fazer. Só que a experiência do concurso do Leo está me deixando com o pé atrás. Estou desconfiada que: 1) o edital vai demorar a sair; e 2) as matérias vão vir todas diferentes, até porque o último concurso foi em 2008.

Então estou aflita e sem saber o que fazer. Estou imaginando um cenário sombrio, no qual vou gastar meio ano da minha licença estudando, com o edital saindo só em dezembro, cheio de matérias que eu não tinha nem cogitado. E aí, bem na hora de pegar firme nos estudos, vou ter que voltar a trabalhar.

Tá fácil não.

19 comentários:

  1. Olá, passei para dizer que gosto muito do seu blog, e que até indiquei um tag, se puder passa lá para ver
    http://desejoserperfeita.blogspot.com.br/2015/06/tag-liebster-award.html

    Ah, e bom estudos, espero que dê tudo certo para vocês! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pesquisa qual é a banca contratada. Se a banca não mudou, as chances de que as matérias se mantenham aumenta.

    ResponderExcluir
  3. Situação complicada mesmo. Você quer mudar de carreira por questão de afinidade com o tema ou há alguma outra razão? Se considerar a pergunta muito pessoal é só não responder. Sou gestora e gosto muito da minha carreira pela flexibilidade de poder trabalhar em diferentes órgãos e setores, embora não tenha me valido até hoje dessa possibilidade, então não tenho vontade de mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ilka! Eu quero mudar porque sou uma eterna insatisfeita, rs. Eu gosto do trabalho atual (é bastante técnico, paga bem e ainda me deram licença, olha só!) mas o que eu ambiciono é morar fora do Brasil (só dois anos não foi suficiente, rs). Então... a meta agora é ser Oficial de Chancelaria.

      Excluir
  4. Concurso é assim, você não tem nada garantido, mas há a chance de dar certo, e se der, sua vida e a de todos mudam! To nessa vida há quase 3 anos... Já passei em alguns (inclusive vou assumir), mas pra auditor ainda não (passei bem perto no último, mas aí os concursos fiscais sumiram!rs)
    Deixa eu adivinhar, ele quer TCU, né? rs
    E você, o que quer?
    Meu sonho é ser AFT!
    E você?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Amanda! Parabéns pela aprovação. E não desanima, não, que daqui a pouco os concursos fiscais voltam!

      O Leo é da tecnologia e o concurso que ele quer é o do cargo do qual ele pediu exoneração pra viajar, rs (analista de TI do MPOG). Já eu quero ser Oficial de Chancelaria.

      Excluir
    2. E ele não vai fazer TI/TCU? Como já está estudando para um, de repente vale a pena fazer o outro também...
      TCU é o sonho de consumo de (quase) todo concurseiro!

      Excluir
    3. TCU é sonho de consumo mesmo, mas você viu o edital? O pessoal tá brincando que é prova pra engenheiro-fiscal da NASA, rs.

      E a prova vai ser no mesmo dia da do ATI do MPOG, então não vai rolar de fazer "pra ver se dá".

      Excluir
  5. Edital do TCU é sempre cabeludo... mas não sou da área de TI e, portanto, não sei avaliar. Agora os dois concursos no mesmo dia é muita sacanagem, hein!!! A safra de concursos já está fraca e ainda fazem isso?
    De toda forma, boa sorte para vocês! :-)

    ResponderExcluir
  6. Eu sou efetiva de um cargo uó, mas sem qualificação pra tentar cargos melhores, então fico na espera de concursos de nível médio. Aí quando chega o edital, puta merda, nunca que vou aprender tudo que está lá. Ia tentar o INSS de novo (tentei o último e preciso dizer que nem passei? Vergonha!), mas tá complicado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea,
      Pois é, não dá pra estudar só depois que o edital sai. Não dá tempo!
      Se você não tem paciência de se manter estudando sempre (e quem tem?) vou sugerir que você use esse método: começar quando a autorização for publicada.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
    2. Ludmilla por que vc não faz logo o concurso do IRBR? É vantajoso ser oficial de chancelaria? quer dizer, na relação custo x benefício?

      Excluir
    3. Gabriela, cheguei a estudar para o concurso da diplomacia em 2010. Concluí que a enormidade da matéria exige um esforço concentrado durante meses e meses (talvez anos). E eu não estava disposta a fazer esse esforço. Quem sabe no futuro?

      Ofchan ganha metade e tem muito menos glamour, mas também envolve menos politicagem e menos puxação de saco, o que é uma vantagem considerável. E o concurso é difícil, mas menos difícil. Então acho que vale a pena, sim.

      Excluir
  7. Lud, saiu o concurso que eu quero (MPE), você pode compartilhar qual método de estudo você e o marido praticam?
    Vale a pena investir nas leituras do Willian Douglas e Alexandre Meirelles?

    ResponderExcluir
  8. Acho que vale a pena investir em leituras de métodos de estudos, sim. Tem muitas dicas interessantes. Mas não se sinta na obrigação de seguir tudo que os "gurus" falam: adote o que você achar que funciona para sua vida. E, se já saiu o edital do concurso que você quer, não gaste muito tempo só com os livros de orientação, não. Vá estudando também.

    Eu e meu marido fazemos assim: primeiro, tentamos adquirir o melhor material de estudos possível, voltado para aquele concurso e aquela banca. Depois, fazemos uma bonita planilha, encaixando as matérias que vão cair na prova (e alocando mais tempo para aquelas que têm mais peso no edital) nos dias que faltam até a prova (sendo que a última semana é de revisão).

    Aí é enfiar a cara e estudar =D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Socorro, tenho pouco tempo então, me peguei desprevenida.
      Onde eu posso consultar o melhor material? Pois meu concurso é regional, e de outro estado :/
      Fico confusa com tanto material pela net de qualidade duvidosa.

      Excluir
    2. Olha, é difícil mesmo. Neste exato momento, estou procurando material para Oficial de Chancelaria, e até os cursos tradicionais (Estratégia, Ponto) estão oferecendo umas aulas esquisitas cujo conteúdo não bate totalmente com o edital (ou falta, ou sobra). Estou bem frustrada, viu

      Nos fóruns de discussão e no Facebook, os candidatos costumam trocar ideias e falar o que estão achando do material. É um bom lugar para começar. Também gosto de examinar com cuidado as aulas demonstrativas que os cursos online costumam oferecer. Nelas geralmente o professor explica como a matéria vai ser explorada.

      No fim das contas, acho que vou comprar material em um desses cursos grandes (algumas matérias em um, outras em outro). Mesmo com alguns defeitos, é melhor do que nada =(.

      Boa sorte e bons estudos para nós!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...