segunda-feira, 12 de outubro de 2015

A experiência de comprar de segunda mão

Quando nos desfizemos do que tínhamos para viajar, vendemos e doamos tudo. Agora estou do outro lado da experiência: comprando e ganhando objetos do lar. (Por ganhando, entenda-se que eu e o Leo aproveitamos as datas festivas para pedir de presente panos de prato e chaleira elétrica. E, se alguém está se livrando de uma panela, a gente aceita com alegria.)

A parte de comprar é um pouco mais complicada. Eu contava em frequentar um monte de vendas de garagem, todas elas oferecendo coisas tão bonitas quanto as que eu vendi, mas a falta de carro atrapalhou um pouco esse plano. A ideia era pegar táxi quando fosse necessário, mas o escorpião no bolso se agita todo com a perspectiva de ir parar lá no fim da outra asa e não encontrar nada interessante.

Então fico de olho nos sites. Comecei com o Mercado Livre, sem muito resultado; aí uma tia que tinha acabado de se mudar comentou que a nora tinha vendido o que eles não queriam mais no OLX e pronto, descobri a mina de ouro.

A seção de móveis da OLX de Brasília é bem interessante. Tem bastante opção, de todos os valores. Desde conjuntos de jantar de milhares de reais a objetos bem baratinhos. Aqui sempre tem gente chegando - para trabalhar, estudar, assumir postos diplomáticos ou comissionados - e partindo - quando o curso acaba e o emprego idem.

Pela minha experiência, se dar bem nesse mercado não é difícil. São são necessárias duas coisas: paciência e um plano.

A paciência é porque a oferta de bens é limitada. Não é todo dia que a gente encontra o que quer comprar. E às vezes a gente encontra, mas alguém passa na frente, faz uma oferta antes e leva embora. Aconteceu comigo e eu fiquei bem frustrada (e era só cabides de portas, rs).

O plano é porque, sem ter uma ideia boa do que se quer, é fácil sair comprando objetos atraentes e aleatórios e e entulhar a casa. É verdade que é necessário ter um pouco de flexibilidade: ficar esperando a peça X da marca Y é meio arriscado. Mas dá pra, digamos, escolher o tamanho, duas ou três cores e ver o que aparece.

Como alugamos um apartamento mobiliado, deu pra esperar com calma e até negociar. Até agora, compramos uma mesa e quatro cadeiras, praticamente novas, por metade do preço; um sofá do jeitinho que eu queria, encomendado na fábrica pela primeira dona, com menos de um ano e por um valor ótimo; e um pufe baú em capitonê bem em conta e que o dono ainda entregou a domicílio. Ah, e um buffet que serve de rack (fica encostado na parede da tevê, que é grudada na parede e, como é um móvel alto e largo, esconde todos os fios. Muita felicidade) também pela metade do preço da loja.

Pufe baú preto (à esquerda), buffet e um pedacinho do sofá cinza (o outro pufe já estava no apartamento). 

É verdade que o OLX tem lá seus inconvenientes: às vezes você manda e-mail e o vendedor não responde. Quando responde, aí tem de negociar um horário para ir ver o bem (embora eu só vá quando o valor é mais alto. Senão, confio nas fotos). E, depois que o negócio é fechado, vem a parte do frete.

O frete é praticamente uma segunda compra: você descobre alguém que faz, de preferência indicado por alguém (obrigada, Ilka!). Aí você conta o que quer buscar, a distância entre os endereços e o número de andares (porque não é sempre que os prédios têm elevador). O fretista te dá um preço, você pede para ele baixar um pouquinho, e por aí vamos.

Estou achando a experiência bem interessante. Ok, confesso: desconfio que estou ficando viciada no OLX, porque dou uma olhadinha todo dia pra ver se surgiu algo legal. O Leo até brinca que vou ficar triste quando terminar de arrumar a casa.

7 comentários:

  1. Eu amo OLX, só este ano comprei:
    Um guarda roupa enorme (só não tem portas, mas todos adoram) por R$140 + 50 frete + 50 montagem.
    Um sofá enorme e novo por R$350 .
    Um móvel pra cozinha estilo anos 50 por R$200, só vou pintar.

    ResponderExcluir
  2. Somos duas, Alice! Tem muita coisa boa, né?

    ResponderExcluir
  3. Olá Lud tudo bem???

    Que interessante, nunca pensei em comprar pelo OLX! Aqui em Curitiba tem uma rua que é especializada em vender móveis usados e foi lá que comprei algumas coisas pra minha casa (paguei bem menos e estão firme e forte a 6 anos aqui em casa)!!!


    Beijinhos;
    Débora.
    https://vamosprovar.wordpress.com/
    http://derbymotta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo, Débora!
      Eu acho o máximo essas concentrações de lojas. Acho que aqui em Brasília não tem, o povo faz venda de garagem mesmo!
      Beijos

      Excluir
  4. Que emoção, fui citada em um post, hehehe. Então creio que a minha dica de frete deu certo.

    ResponderExcluir
  5. Deu certo sim, Ilka! Vamos combinar de tomar um café no Biscoitos Mineiros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou adorar, mas infelizmente terei que adiar por uns meses. Fiz uma viagem de moto ao NOrdeste e dia 11/10, quando retornava a Brasília, tive um acidente e quebrei o tornozelo.
      Fiz uma cirurgia hoje e devo ficar aqui até o final de ano, já que o cirurgião precisa me acompanhar, além da equipe de fisioterapia.
      Como não tenho família em Brasília o dia a dia seria bem difícil, então estou na casa de uma irmã.
      Mas o bom é que já temos lugar para o café! Quando eu retornar aviso.
      Beijao.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...