quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Blogs, diários e mídias digitais

Durante muito tempo, tive um blog diarinho - e era ótimo. Eu gostava de escrever, tinha uns poucos e bons comentaristas, e deixei registrados vários anos da minha vida.

De uns tempos pra cá, os blogs - e um monte de outras ferramentas digitais - se sofisticaram loucamente, tanto em formato (designs profissionais! Montes de fotos!) quanto em conteúdo (viraram veículos de informação mesmo, inclusive remunerados). O que é ótimo, claro. Eu leio vários.

Mas, por outro lado, eu não sei mais direito "como funciona". Agora meu blog tem de ter fotos? Preciso contar cada detalhe da minha vida? Devo estar presente em múltiplas plataformas? Só posso falar de um tema?

E também rola uma leve pressão para o blog render, porque todo mundo já ouviu falar de uma blogueira que está milionária, ou que pelo menos vive disso. Ok, o Ludmilismos não tem exatamente um grande potencial capitalista, mas o Lud & Leo pelo Mundo era mais monetizável. O complicado é que a gente realmente acha que viver - e viajar! - com pouco é o que há, então esquema de anúncios e parcerias para anunciar produtos é, basicamente, uma grande contradição.

Mas enfim. Ferramentas são ferramentas, certo? Não são um fim em si mesmo. Então se eu quero escrever todo dia, registrar o que estou fazendo e aprendendo, botar umas fotos quando me der na telha, ignorar totalmente Facebook e Instragram, é isso mesmo que eu vou fazer.


4 comentários:

  1. Sou totalmente a favor de ignorar Feicibuque e congêneros. E daí que a gente é old school? Minimalismo na internet, yey!
    Senão: http://www.portadosfundos.com.br/video/vlogueira/

    ResponderExcluir
  2. Oh, Lud, continue fazendo exatamente assim. Não critico quem opta por buscar se remunerar com o blog, mas confesso que quando uma mudança dessa acontece em um blog que acompanho, muitas vezes sem o menor cuidado ou coerência, eu sinto muito, como se algo se quebrasse, sabe? Adoro seus blogs. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, Mi! =D

      Também acho complicadas essas transições. Muda a relação, né? Só funciona se tem vantagem para o leitor também. E mesmo assim, nem sempre.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...