terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Comece agora!

Nas minhas leituras sobre comportamento humano, aprendi que as resoluções futuras podem ser uma bela armadilha. Funciona assim: a gente decide começar alguma coisa na próxima segunda-feira... ou no início do ano que vem... e tem a ótima sensação que está fazendo algo a respeito, sem ter feito, na prática, absolutamente nada.

Mas a verdade é não estamos agindo. Estamos é passando a responsabilidade para nossos eus futuros, na crença de que eles (quer dizer, nós) vamos ter mais tempo, disposição ou persistência. O que não é necessariamente verdade, né?

Então o esquema é o seguinte: se eu realmente quero, devo começar agora, neste momento. Não precisa ser a todo vapor: pode ser que mês que vem eu tenha férias e, portanto, mais tempo disponível mesmo. Mas começar agora, um pouquinho todo dia, vai fazer com que, na data planejada, eu já esteja a todo vapor. E não na situação contrária, com um monte de matéria acumulada pra estudar, muitos dias sem me exercitar ou, para o povo que quer perder peso, vários quilos a mais.

Dito isso, tive uma crise de labirintite na sexta-feira e o remédio que estou tomando (e que resolveu a tontura) está me deixando sonolenta, devagar das ideias e com muita fome. Uma situação nada propícia aos estudos...

4 comentários:

  1. Taí meu diagnóstico: sou uma eterna planejadora, exímia fabricante de cronogramas e fluxogramas. E procrastinadora. Odeio isso, pois a péssima executora não me larga.

    lilly

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Lilly, muita iniciativa e pouca "acabativa"...

    Mas persistamos. Uma coisa que tenho feito é ler livros sobre procrastinação, rs. Pelo menos procrastino buscando armas contra essa tendência.

    ResponderExcluir
  3. Eba! Lud voltou! Estou lendo The 7 habits of highly effective people que é o "pai" desse novos livros de personal improvement, estou gostando muito. Aliás Lud, dá dica de livros, não precisa fazer review, basta dize Lu recomenda, não recomenda, sempre aprecio dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karinny, depois você conta um pouco desse livro? Ele é famoso mesmo. Eu estou lendo o Essentialism, do Greg McKeown, que começou muito bem e agora degringolou (mas mesmo assim acho que merece um post), e o último que adorei foi o A Guide to the Good Life, do William B. Irvine, que merece muitíssimos posts =D.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...