domingo, 12 de agosto de 2018

Minhas aventuras com os baixos carboidratos

De vez em quando leio alguma coisa sobre nutrição, mas não dou muita bola porque sou basicamente saudável e minha alimentação é razoável(zinha). Mas nos últimos tempos tenho tentado (por pura vaidade) perder uns quilinhos que se instalaram na minha pessoa e não tenho tido muito sucesso. Talvez porque eu tenha paladar de criança e goste muitíssimo de balas e chocolates. Talvez porque já esteja nos 40 e poucos e o corpo mude um pouco mesmo.

No fim de julho a irmã mais nova entrou no esquema baixos carboidratos/alta gordura e avisou: olha, o trem é bom. Me indicou um site com fotos de receitas low carb lindíssimas. Quando dei de cara com os quadrados de chocolate e amendoim, não pensei duas vezes: é pra comer isso? Tô dentro! E ainda pode beber (destilados)? Sold! 

(Ok, também li uns artigos a respeito. Fiquei satisfeita ao saber que um monte de verduras e oleaginosas, além de alguns legumes e frutas, também estão na jogada. A ideia é cortar os processados e comer comida de verdade. Não parece razoável? Também me lembrei que a Lu estava fazendo e gostando.)

Então estou há duas semanas nesse esquema. Perdi 2 quilos, passei uns períodos meio enjoada (o que se resolve com sal + muitos copos d'água) e não senti a menor fome. 

Mas o que estou achando mais legal é que eu, que não cozinho nada, comecei a fazer umas receitinhas. Já fiz omelete souflée, bolinhas de queijo, torta de atum, ovos com curry, pasta de amendoim e aqueles maravilhosos quadrados de chocolate e amendoim. 

12 comentários:

  1. Que bacana, espero que você se adapte e goste!
    Receitinha prática para chocólatras: umas colheres de creme de leite (de lata, mais cremoso), uns pedaços de chocolate 85% (dá uma picada leve nos quadradinhos), 30 segundos de microondas, mexe, vê se precisa de mais tempo, adoça a gosto com adoçante líquido (eu uso sucralose) e aproveita com morangos. Fondue low carb delicioso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, receita anotada!

      Estou gostando sim, Lu. Curiosa pra ver como vai ser a médio/longo prazo.

      Excluir
  2. Que bom que vc tá cozinhando e gostando! Tenho minhas dúvidas quanto a regimes quaisquer que não sejam o comando geral do Pollan de "eat food, eat less, mostly plants" mas se está dando resultado, vamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muito sensato. O problema é que quase ninguém consegue "eat food, eat less, mostly plants", né? =( Low carb acaba sendo "eat food, eat less, mostly not carbs." E os carboidratos que você come são os saudáveis e complexos, então no fim talvez não haja taaanta diferença assim. Ambas as correntes concordam concordam que junk food não tá com nada.

      Excluir
  3. Gente, adoro carbs, não conseguiria! Mas estou nessa mesma fase sua, sobre alimentação e uns quilinhos extras e a idade aumentando... Talvez devesse reconsiderar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível o que a gente consegue quando decide tentar =D. Também gosto muito de carboidratos, mas não estou sentindo falta, juro.

      Se decidir experimentar, depois conta pra gente como foi!

      Excluir
  4. Que bom está gostando. Eu comecei por estética a low carb há 04 anos (depois de ler tudo do dr. Souto e ver que é cientificamente saudável). Hoje não vejo motivo de me alimentar de outra forma. Nunca fui tão saudavel e com alta imunidade. Nunca comi tantos legumes. E saber que eu não preciso comer carnes sem gosto por medo da gordura saturada, mudou minha vida. ,
    E pra continuar a pregação: minha mãe so mudando pra low carb em 05 meses conseguiu largar o remédio de hipertensão usado por 16 anos. É simples, comida industrializada tem muito sódio e a low carb é naturalmente diurética. Meu marido, engenheiro mecÂnico concursado (de Brasília por sinal) ficou tão apaixonado pela ciência nutricional e o funcionamento do corpo, que está fazendo nutrição.
    Enfim, comidade verdade é vida.

    Leila/ Recife-PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Leila! Também estou passando por essa experiência: comendo mais legumes (e verduras), alimentos com os quais nunca tive boa-vontade, rs. E nunca comi tanta comida de verdade.

      O blog do Dr. Souto é muito bom. Gosto dos livros do Gary Taubes também. E parabéns ao marido-futuro-nutricionista!

      Excluir
  5. Em 2011 fiz a dieta Dukan (que é tipo a low carb, mas mais rígida). Eu estava magra na época, mas por pura estética queria emagrecer mais ainda, pra estar magérrima no meu casamento. Funcionou bem. Emagreci bem rápido e não passava fome, mas fiquei com um humot terrível e tinha dores de cabeça algumas vezes (vi que a Dukan pode dar esses efeitos colaterais). Depois do casamento, não dei prosseguimento à dieta (na Dukan, após a perda de peso, existe uma fase grande de "readaptação alimentar", justamente pra vc não ganhar os quilos perdidos de volta), pois fui passar a lua de mel em um all inclusive, e não ia rolar ficar fazendo restrição em um lugar com comida (e sorvete) à vontade... rsrsrs
    Recuperei rápido os quilos que havia perdido, mas de toda forma considero que a dieta foi um sucesso, pois atingi meu objetivo - estar bem magra para o casamento.
    Depois do casamento adotei os terríveis hábitos alimentares do meu (hoje ex) marido: todo dia jantávamos pizza, cachorro-quente, biscoito recheado e por aí vai... Claro que engordei bastante. Depois virei ovo-lacto-vegetariana, e engordei mais ainda (quando parei de comer carnes, aumentei muito o consumo de laticíneos) E depois, quando nos divorciamos, engordei mais ainda (acredito que eu tenha desenvolvido algum grau de depressão, que não cheguei a tratar).
    Enfim, quando estava bem redondinha, resolvi virar vegana. A opção pelo veganismo não foi por estética (até pq veganismo vai bem além de restrição alimentar), e sim por defender o fim da exploração animal, mas de toda forma, emagreci muito! Voltei ao meu peso original, e sem fazer nada específico pra esse fim. Agora to bem satisfeita. Estou seguindo um "estilo de vida" que faz muito sentido pra mim, e como "efeito colateral" me deixa magra :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que beleza, Anne! É tão bom quando a maneira como a gente vive faz sentido.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Puxa, foi maldade mesmo falar de comida e não deixar as receitas. Aqui vão:
      https://blog.tudogostoso.com.br/cardapios/como-fazer-um-omelete-sufle-delicioso/
      http://www.vidalowcarb.com.br/pao-de-queijo-low-carb-2/
      http://www.tudogostoso.com.br/receita/193740-torta-de-atum-low-carb.html
      https://emagrecercerto.com/receita-como-fazer-pasta-de-amendoim
      https://www.dietdoctor.com/recipes/low-carb-chocolate-peanut-squares

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...