quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Aula de russo (ou de humildade)

Como estava em missão, perdi as 3 primeiras aulas do curso de russo básico. Estudei o alfabeto cirílico por conta própria e cheguei toda pimpona, crente que ia abafar.

Só que não. Aprendi (mais ou menos) o alfabeto cirílico em letra de forma, e a professora só usa cursiva. Passo metade da aula tentando decifrar que diabos está escrito no quadro-negro, e a outra metade anotando desesperadamente o som das palavras que ela fala. Chega uma hora que basicamente ergo os braços para o céu e desisto de ambas as coisas. Enquanto isso, a professora começa a ensinar conjugações (!!!).

Para completar, um dos colegas leva muito jeito e/ou já estudou russo antes, ou seja, responde todas as perguntas da professora enquanto eu arregalo os olhos. Reclamei com o Leo que o moço makes the rest of us look bad, e o Leo riu. E acrescentou: "bem-vinda a como a maioria de nós se sente."

Confesso que costumo ser a queridinha do professor nas aulas de línguas. Gosto de idiomas e sou caxias, então faço os exercícios, pratico em casa, entrego as redações. Aí acabo me saindo melhor do que alunos que têm menos interesse. Mas, nesse curso, nem dever de casa tem! Vocês podem imaginar a minha frustração.

Outro colega também perdeu o começo do curso. Ele foi a uma aula e depois não apareceu mais. Pelo jeito percebeu que ia ser muito sofrimento.

E é. Sinto vontade de desistir também? Sinto. Mas cheguei à conclusão de que continuar frequentando as aulas vai ser bom para mim. Além de aprender um pouquinho de russo (mais do que aprenderia se não fosse!), espero introjetar o fato de que não ser uma das melhores alunas da sala não mata ninguém.

Só de raiva.

6 comentários:

  1. Conhecendo vc, será que não tem um curso online ou algo assim pra complementar? (se bem que o dia só tem 24h, né?)
    Aula é sempre educativo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Estou explorando altos sites de russo. Achei até caderninho de caligrafia para a letra cursiva (e imprimi e estou fazendo, rs).

      Excluir
  2. "espero introjetar o fato de que não ser uma das melhores alunas da sala não mata ninguém"

    HAHAHA, não mata, mas decepciona. No começo. É aquela coisa de a gente ter sido um prodígio na escola (pelo menos, era o que o pessoal comentava), chegar na faculdade e ser apenas... mediano. WHO CARES não é mesmo.

    Acho que eu perdi alguma coisa, você não estava fazendo alemão?! Mas acho russo lindo também. E árabe!!

    ResponderExcluir
  3. Tentei fazer alemão, mas era bem no horário de um curso de capacitação no trabalho, então não deu. Agora ofertaram russo e decidi encarar. A maior vantagem até o momento é que, comparativamente, alemão ficou parecendo facinho. Ou seja: preciso fazer urgente uma aula de mandarim para ficar devidamente grata pelo fato de o alfabeto cirílico ser fonético.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...