domingo, 28 de abril de 2019

As meninas do Leblon não olham mais pra mim

Da última vez que fui à oftalmologista, ela recomendou fortemente que eu fizesse um par de óculos. Multifocal.

Ora, faz mais de 15 anos que não uso óculos, desde que fiz a magnífica cirurgia de miopia que me livrou de 7 graus em um olho, 5.5 em outro e me pôs a enxergar como uma águia. Minto: faz mais de 20 anos que não uso óculos, desde que completei 16 e aderi às abençoadas lentes de contato. E agora uma médica de araque com meros 6 anos de faculdade + especialização vem me dizer que eu tenho miopia, astigmatismo e presbiopia? Afe!

A idade vem chegando, meus amigos. E ela não é gentil (ou é, se considerarmos os outros vários pontos positivos de ter mais de 40: dinheiro, emprego, relacionamento, (certa) estabilidade emocional. Anfã.)

Minha miopia e astigmatismo, somadas, chegam a 1 grau em cada olho, o que é bem pouquinho. Idem para a presbiopia (no olho direto é 0.75!). Eu enxergo razoavelmente bem - só tenho de espremer um pouco os olhos para ver o número do ônibus quando ele está longe e xingo muito no Twitter quando confrontada com as letrinhas do vidro de xampu. Mesmo assim, decidi dar o braço a torcer e mandar fazer um par de óculos aqui mesmo no Brasil. Vai que eu preciso.

Não para usar o tempo todo, claro. E não multifocal, claro (parece que os multifocais são meio complicados: os dois vendedores das óticas que visitamos falaram que não é fácil se acostumar com eles). Mandei fazer só com o grau de longe para ver se eu ia me adaptando.

Peguei os óculos na segunda-feira. Ele é bem bonito e leve, de acetato (quando eu era criança, só existiam armações feias de metal dourado). Quando eu os coloquei, fiquei boba com a nitidez com que passei a enxergar as árvores distantes. Até as folhas individuais eu consegui identificar!

Mesmo assim, incomoda. Sinto um peso no rosto. Se chover, as lentes vão se molhar. Se eu for nadar, vou ter de tirar. Se quiser usar óculos escuros, idem. E, como ele não é multifocal, atrapalha a visão de perto.

Estou usando para ir trabalhar (e quando eu chego lá, tiro e guardo na bolsa). Vou levar na viagem, para ver as lindas paisagens.

Mas ainda não me conformei.

3 comentários:

  1. O problema é o seguinte: pra quem tem miopia, ela contrabalança a presbiopia um pouco, e fica mais fácil de enxergar as letrinhas pequenas sem ter que esticar muito o braço. Mas quando vc corrige a miopia (com um lindo óculos, por exemplo), a presbiopia fica pior - ou normal.
    A solução é um óculos multifocal mesmo - facinho de adaptar, e quanto antes, mais fácil, já que vc fatalmente vai precisar com a idade (a alternativa é muito pior). Hoje em dia, com materiais mais leves e tecnológicos, os óculos ficam ótimos e ainda servem de filtro antirreflexo para telas, além de proteger seus olhinhos. Eu amo meus óculos ;)

    ResponderExcluir
  2. Meu deus, eu já tenho graus altíssimos de miopia e astigmatismo O QUE QUE VAI ACONTECER DAQUI UNS ANOS ENTÃO??? :O

    Eu uso óculos desde que me entendo por gente (ou até antes, hahaha) e acho muito estranho quando vejo as pessoas falando sobre adaptação. Lembro daquele meme do deve ser muito chique acordar e já enxergar tudo sem óculos. XD

    Feliz aniversário adiantado e estamos aqui torcendo ansiosos pelo resultado amanhã!!! :D

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lud!
    Sinto muito. Eu odeio usar óculos.
    De qualquer forma, ainda bem que eles existem!
    Até ri quando li sobre a sensacao de ver os detalhes. Quando troquei um dos meus óculos por um com o grau um pouco maior, tive essa sensacao maravilhosa de ver tudo. Lembro que estava em Floripa e foi fantástico atravessar uma das pontes vendo os detalhes.
    Que bom que teu grau é baixo.
    Eu fiz meu primeiro multifocal há poucos meses. Paguei uma pequena fortuna em euros. Devia ter deixado para fazer no Brasil. Acho que aí ainda é mais barato, imagino. Confesso que nao vi muita diferenca, já que nao estava sentindo problema para ver de perto...
    Feliz aniversário! :)
    Boa sorte com o presente. Será certamente para um lugar legal! Tomara que seja aqui perto, mas resolvi aceitar a indicacao do especialista.
    Beijo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...