sexta-feira, 31 de julho de 2020

A ceguinha

Até os 20 e poucos, tive muitos graus de miopia e várias lentes de contato. Operei, passei a enxergar como uma águia e vivi feliz para sempre... ou até ano passado. Da última vez que fui à oftalmologista, ela me passou uma receita de óculos bizarra: de um único problema de vista passei a ter três. Agora não sofro só de miopia, mas de miopia, astigmatismo E vista cansada. Tudo em grauzinhos pequenos, mas suficientes para atrapalhar a vida.  

E atrapalhando eles estão. Não mandei fazer os óculos bifocais que a olfta recomendou e fui levando. Aí  cometi um erro idiota no trabalho, uns dias depois fiz de novo - e concluí que era um tumor cerebral. Ou dificuldade em enxergar. Como esse último é mais fácil de resolver, decidi que ia ficar com ele mesmo. 

O ideal, claro, seria voltar a um oftalmologista e pegar uma prescrição nova. Mas já que estamos em tempo de pandemia, me contentei em ir a uma farmácia e comprar oclinhos de leitura.

Foi uma beleza. Agora consigo ver letrinhas. O problema é que a lente para vista cansada ajuda a enxerga de perto, mas embaça todo o resto. O jeito é equilibrá-los na ponta do nariz e olhar por cima deles quando é caso de ver o mundo exterior. Exatamente como mamãe faz...

Estou achando que minha dificuldade com o russo, no fim de 2018, teve a ver (na verdade, a não ver) com o tanto que a professora escrevia no quadro. Passei a entender o que acontece com crianças que são levadas ao oftalmologista pela primeira vez quando suas notas caem sem explicação. É bizarro, mas a gente não percebe que não está enxergando bem. 

Só sente que tem de fazer esforço para entender o quadro-negro e copiar - e que os colegas já terminaram enquanto você está lá tentando extrair sentido do alfabeto cirílico. 

6 comentários:

  1. Tô quase na mesma - quase porque sempre tive astigmatismo e miopia. No último ano a miopia vem compensando a presbiopia, mas agora a coisa realmente começa a incomodar e tô fingindo que não vejo isso (pegou, pegou?).

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, peguei sim. Tamo junta! Só fica de olho (pegou, pegou?) para não deixar a presbiopia diminuir sua produtividade ou te fazer passar batido em partes importantes de textos.

    O consolo é que, depois dos 60, quando fizermos cirurgia para catarata, poderemos colocar uma lente que corrija a vista cansada também! =D

    ResponderExcluir
  3. E eu que ia operar meu astigmatismo e miopia (mais uma pro clube!!) esse ano e por causa da pandemia nem o exame de vista anual estou querendo fazer???
    Estou aqui com uma lente arranhada e pensando se mando fazer um óculos novo ou simplesmente abstraio os risquinhos já que o que os olhos não vêem o coração não sent-- pera, errei. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha experiência com a cirurgia foi ótima - quase 20 anos enxergando maravilhosamente. Hoje em dia a tecnologia deve ter se aperfeiçoado mais ainda. Mas sim, não há pressa alguma.

      Se eu fosse você, consultava uma ótica sobre a possibilidade de polir a lente para eliminar os risquinhos. Se não der, talvez trocar só essa lente? O que os olhos não veem o bolso sente, rs.

      Excluir
    2. Oi, Lud! Pior que a minha lente não deve dar pra polir porque esse ano caí na besteira de fazer antirreflexo (NUNCA MAIS!), até por isso, creio eu, arranhou com pouco tempo de uso. E minha armação também já foi consertada, então, se for mexer, terei que trocar tudo!! :(
      Acho que vou esperar as coisas estabilizarem (?) um pouco e consultar novamente já que a cirurgia descartei mesmo no futuro próximo.

      Excluir
    3. Andrea, talvez seja melhor esperar mesmo. Aí, com calma, você faz o exame e troca as lentes já com o grau novo (se mudar).

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...