sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Saiu o próximo posto!

Fiz um bocado de charme, mas agora posso contar: o resultado do plano de remoção saiu adiantado e o futuro está definido.

Vamos para a Suíça!

Mais especificamente, Zurique, o centro financeiro e a maior cidade (embora a capital seja Berna). 

Em 2019 eu estava indo pra Moscou e terminei em Manila; dessa vez não teve reviravoltas. Recebi um convite com bastante antecedência, fizemos mil planos e pesquisas e deu tudo certo!

Por isso eu estava (estou) estudando alemão. Muita gente fala inglês em Zurique, mas língua corrente mesmo é o... alemão suíço, uma variação do alemão clássico. Como os jornais, tevê e comunicados oficiais são em alemão clássico (que os suíços dessa região aprendem na escola), a recomendação é que se aprenda esse primeiro. 

Estamos animadíssimos. Os preparativos vão a todo vapor. 

Uma das maiores vantagens que a gente vê na Suíça é o fato de conhecê-la muito pouco. No sabático, nos a evitamos - basicamente por ser muito cara. Agora, morando lá, a coisa muda de figura: vamos ter a oportunidade de explorar bastante! 

Para não dizer que nunca fomos por aqueles lados, em 2008 passamos uns dias (bem frios, bem fechados) pela terras helvéticas:

Em Genebra, em frente ao lago Leman


Um dos mais importantes pontos turísticos de Zurique

Mal podemos esperar para voltar! 

5 comentários:

  1. Que legal! Muito chique! O maior perigo lá deve ser mesmo a Lindt.

    Abraços! Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O chocolate Lindt e os fondues de queijo!

      Abraços!

      Excluir
  2. Eu escrevi um comentário ontem, e acho que não foi? O.o
    Resumindo:

    Lud, fico muito feliz por vocês!!! E morrendo de inveja porque vocês VÃO PRA TERRA DOS LINDT O MELHOR CHOCOLATE DO PLANETA!!! (E eu não sabia que era daí? Quer dizer, eu já li, mas sabe quando você não faz a ligação? Hahaha)
    Aqui no Brasil tá quase impossível comprar uma barrinha (o que não tá quase impossível, é? *chorrindo*) A pauta da vez é se libera ou não carnaval (prioridades ¬¬').


    PS: já dá pra arriscar uma conversação em alemão? XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, definitivamente o chocolate Lindt é um dos pontos altos! No Brasil é caro mesmo. Já era em 2019, quando vim para Manila, então imagino hoje...

      PS: haha, nada! Só sei falar "Ich bin Ludmila" e "Zu teuer!" ("muito caro"), rs.

      Excluir
  3. Não imaginava que se falasse alemão na Suíça... eu fiz um semestre na pucrs, mas tinha colegas que vinham do pastor dohms, escola bilíngue (português/alemão), daí se tivesse que abrir a boca perto daquela turma já não gostava e achava motivo pra faltar, pq eu tive espanhol, inglês, mas alemão era novidade e na minha cabeça de iniciante na faculdade, queria aprender alemão para ler livros de direito em alemão, se em português já é complicado, eu era sonhadora. Mas usei o meu pouco conhecimento na vez que fomos pra Alemanha em 2011. Tu está estudando como, online ou presencial?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...