domingo, 29 de maio de 2022

Bainha de fita crepe

Consta que, em caso de necessidade, o povo faz bainha de fita crepe na calça e sai pra vida. Eu mesma nunca precisei, porque minha mãe tem dotes de costura e disposição para arrumar a roupa das filhas. Mas sim, esse dia chegou. Só que não foi pra fazer bainha de calça, foi pra fazer bainha de cortina. 

Eu explico: na Europa, muitos apartamentos têm persianas de metal, que vedam totalmente a luz (e, portanto, dispensam cortinas). Nosso apartamento, no entanto, veio com rolôs externos que, se têm a vantagem de serem abertos e fechados pelo toque de um botão, são semi-opacos e só servem para segurar um pouco o sol. À noite, até a luz da lua cheia é forte o suficiente para incomodar. 

O jeito foi comprar cortinas blackout. A Ikea vende? Vende. A Ikea faz bainha? Faz. A Ikea cobra um terço do preço das cortinas para fazer a bainha? Cobra. O escorpião no bolso se agitou todo e eu decidi que era melhor levar as cortinas para casa, experimentar na janela, ver se funcionava mesmo e se eu gostava da cor e da textura antes de me comprometer. 

Funcionaram muito bem. Aí descobri que a Ikea, além de cobrar um terço do preço das cortinas para fazer a bainha, só faz bainha de cortinas se elas estão na embalagem original. Obviamente, nessa hora a embalagem original já tinha ido para o(s) lixo(s) - papelão para a pilha de papelão, plástico para o Züri-sack, é claro.  

Sim, deve existir alguma loja em Zurique que faça esse serviço. Só que aí eu já tinha emburrado e declarado que eu mesma ia dar jeito. Que jeito? Fita crepe, oras. 

Pedi ajuda do Leo, dobrei a barra na cortina pendurada mesmo e sai pregando. E olha, funcionou. Ficou meio torto, mas funcionou. 

Por uns dois dias. 

O Leo então sugeriu que a gente usasse fita dupla face. Achei a ideia linda, inclusive porque a fita ficaria escondida dentro da dobra da cortina. Ele comprou e, num dia de disposição, tiramos as cortinas da janela, estendemos em cima da mesa, medimos certinho o tamanho da bainha (60 cm) e, com toda a calma, fizemos a bainha, bem retinha. Em ooooito cortinas, porque no meio tempo também compramos para o quarto de hóspedes. 

Ficou joíssima. Agora, a única coisa que separa as cortinas da perfeição é serem desamassadas. O fato de elas estarem dependuradas há dias não ajudou muito. O problema é que não temos ferro de passar há muitos anos. 

Vou perguntar no trabalho se alguém tem um ferro a vapor vertical para emprestar. Rá!

7 comentários:

  1. interessante a adaptação que vocês conseguem a cada surpresa em terras diferentes. As comodidades superam os pequenos desafios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo! Os pequenos desafios são parte da graça. Fazem a gente exercitar os neurônios e a paciência e viram história pra contar.
      Mas não é todo mundo que curte, eu sei. Pra alguns colegas, é um sofrimento.

      Excluir
  2. Eu detesto algumas lojas que ficam cheias de "condições" para fazer um serviço, ainda mais se ele é pago, me parece razoável cobrar no máximo a nota fiscal de compra, se bem que seria mais inteligente dispor do serviço já que está cobrando até mesmo se compraram em outro lugar, mas gostam de condições. Esses dias estava chovendo e pedi para uma agropecuária aqui perto se tinha um remédio lá pro meu cachorro, tinha, confirmei se eles tinham a promoção que divulgam em rede social sem o asterisco e letras miúdas em baixo das "condições" e perguntei se estava válida, era referente ao frete grátis (o local é uma quadra e pouco) e disseram que sim, mas pra pedidos só até às 14h, que a tele no caso seria 10,00. Agradeci e disse que voltaria a pedir no dia seguinte, antes das 14h. Ai a mulher "ah tá". Mas pedi de outro lugar que entregaram sem custo.

    Estou adotando a "filosofia do escorpião no bolso" também, hoje em dia nessas incertezas e tudo ficando mais caro não dá pra ser diferente, o lado positivo é que estimula o lado criativo, pensamos mais. Essa fita deu uma senhora economia pra vocês hein, legal! Parabéns! Siga nos incentivando a ser desse time!!! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também não entendi a razão para exigirem que as cortinas estivessem na embalagem original. Será que é medo de fazer bainhas de cortinas de outra loja? Só se for.

      Eu sou da tese de que "um real economizado é igual a um real recebido". Não importa se o dinheiro está na conta porque você ganhou/trabalhou por ele ou porque deixou de gastar!

      Excluir
  3. Tem uma misturinha bala para desamassar, pode parecer que não funciona, mas funciona pelo menos para desamassar lençóis. Só acreditei testando. Duas medidas de álcool, duas de água e uma de amaciante, usei como medida a tampa do amaciante mesmo, coloca no borrifador, vai borrifando e passando a mão, espere é mágica acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente dica! Vou testar. É tão bonito o lençol esticadinho na cama...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...