domingo, 12 de junho de 2022

Alemão ao vivo

As aulas que eu faço online são excelentes, mas eu fico assistindo aos cursos de alemão instrumental e aos vídeos de técnicas de aprendizagem em vez de seguir o programa de estudos. Então, e como o trabalho ofereceu, comecei a frequentar um curso presencial. 

Cada módulo são dez semanas, com aulas de duas horas todas as terças e quintas. Esta semana fiz minhas primeiras aulas e, claro, me diverti muito. Como já sei um pouquinho, a dificuldade foi na medida certa: acompanhei e aprendi sem me sentir massacrada (como acontecia na bendita aula de russo). 

Sempre acho que, em curso de línguas, a gente deve tentar ficar na turma mais avançada possível. Nesse caso, comecei no A1.1 mesmo, porque alemão é todo um novo universo e eu tenho muito poucas referências. E, ok, porque não quero ser a pior aluna da turma. 

A  Ludmila Fonseca, minha professora online, explicou que crianças aprendem línguas por absorção e adultos, por comparação (com as linguagens que já sabem). O curso que estou fazendo é daqueles que ensinam alemão em alemão, para atender a alunos do mundo todo. Ou seja, a comparação vai ficar por minha conta. 

Alguns colegas são totalmente iniciantes e estavam bem perdidos na aula. Desconfio que o método de ensinar alemão em alemão só funcione bem para quem sabe holandês, que é uma língua próxima. Só sei que vou mostrar os vídeos em que minha xará ensinar a pronunciar as letras e palavras para os coleguinhas brasileiros, portugueses e hispano hablantes. São ótimos e aposto que vão ajudar muito, mesmo se eles não entenderem tudo que a Lud está falando. 

Agora, a colega afegã que só fala persa ainda não sei como ajudar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...