domingo, 7 de agosto de 2022

Fim do curso de alemão. Do primeiro...

Vou ter revisão na terça, prova na quinta e o curso de alemão acaba, para meu alívio e alegria (não vou mentir). Por "curso de alemão" entenda-se a unidade A1.1, que durou dez semanas. Há muitas outras unidades pela frente - 17, mais exatamente, até chegar ao último nível, que é o C2.3. 

Se eu seguir as unidades sem parar, é possível (é possível?) fazer umas quatro por ano, o que significa quatro anos e meio para finalizar tudo. Vai rolar? Não vai rolar. 

Não vai rolar porque eu acho que não aprendi o suficiente, e não quero ir fazendo aula de qualquer jeito, como muita gente faz, para depois se desesperar e começar do zero de novo. 

Sim, eu acompanho as aulas, sou boa aluna e provavelmente irei bem na prova final. Mas só porque concluí o nível não quer dizer que eu tenha absorvido completamente o conteúdo. Alemão é uma língua arranha-céu - isto é, você tem de construir bem um andar antes de ir para o próximo, ou o edifício não se sustenta. 

Sim, tenho críticas a fazer em relação à escola que eu frequento aqui em Zurique, a Hallo Deutschschule. O material é excelente, as instalações são boas, a professora (que eu tive) é razoável. Mas assistir à aula e fazer o dever de casa não é suficiente, e o curso não está nem aí pra isso. Ele não oferece biblioteca, exercícios suplementares ou um professor para tirar dúvidas (como a Alliance Française, por exemplo). 

Uma das colegas só fala farsi (= persa). É visível que ela não entende metade do que está acontecendo, pois até o alfabeto é diferente. Não tem uma boa alma do curso para dizer pra ela repensar. Bem disse o Leo, "Mas você acha que o curso está aí para ensinar alemão? Não, ele está aí para ganhar dinheiro!". Como todo negócio.

A colega sobrevive às aulas grudando do meu lado e me fazendo pronunciar para ela as respostas que ela tem de falar em voz alta. O que não seria um problema se ela não me interrompesse tanto e se eu conseguisse me comunicar com ela para explicar a matéria. Eu gosto de ajudar, até porque é bom para fixar, mas nesse caso é um exercício contínuo de frustração. Nem o Google Translator resolve. 

Então, em vez de começar a próxima unidade na semana que vem, vou dar uma pausa, viajar de férias, encarar um grande projeto no trabalho e retornar ano que vem. 

Isso não quer dizer que eu vá parar de estudar alemão - muito antes pelo contrário. Meu plano é pegar firme no Clube do Alemão (o ótimo curso online) e avançar por conta própria para voltar ao curso presencial no A1.3. O Leo me deu a ótima ideia de comprar o livro A1.2 da Hallo. Aí não tem erro. 

* * * 

Atualização: tirei 74 em 85 na prova, quase 90%. Tá ruim não. 

É óbvio que foram os artigos que me tiraram pontos. Mas acertei "das Buch" (o livro), claro. 

6 comentários:

  1. Oi, Lud! Você está muito certa. Quantas vezes me peguei fazendo reparos no meu "prédio" porque um andar ficou meia-boa. Dar um tempo pra cabeça também ajuda. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, um tempo vai ser bom. Estou emburrada porque não estou progredindo no alemão como no francês ou no espanhol (obviamente) =p

      Excluir
  2. Oi Lud, 4 anos e meio parece meio pouco para alemão. Quando eu fazia francês na Aliança no século passado, era o que levava para terminar até o nível médio (o propé), por assim dizer, se fizesse aula 2x por semana. Mas muito antes disso já dava para se virar muito bem. Alemão acho que eu ia precisar viver e estudar uns 25 anos para aprender a falar, imagina escrever!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece pouco mesmo, mas é porque seria ir fazendo aula sem parar, em módulos de 10 semanas, sem intervalo nenhum.
      Francês é tão maravilhoso! A gente não demora para começar a se virar.

      Excluir
    2. Oi, Daniela, concordo com você. Eu aprendo alemão há 23 anos e sinto uma frustração tão grande por não dominar tudo. Assim, o que sei dá para me virar muito bem, mas tenho o sentimento de que nunca saberei me comunicar com em português. Meio que aceitei. O que me deixa louca é minha memória se recusar a gravar o que teoricamente seria o mais prosaico: os benditos artigos. É impressionante como eles teimam em sumir da minha cabeça nos momentos mais importantes. Beijo

      Excluir
    3. Ai, Rafa, não diz isso não! O que me pega são justamente os artigos. Eu tinha esperança que uma hora eu ia dominá-los =D.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...