sábado, 17 de setembro de 2022

Covirgem

Mais de dois anos pandemia adentro e eu continuo alegremente Covirgem (e o Leo também, claro). Passar grande parte dela nas Filipinas, com suas inúmeras restrições, ajudou muito. Chegando à Europa, já estávamos acostumados a cuidados básicos como usar máscara em lugares fechados, e assim continuamos. 

Aqui na Suíça não há mais limitação alguma. Em janeiro, ainda era necessário apresentar o certificado de vacinação para entrar em restaurantes, mas logo depois isso caiu, mesmo com apenas 70% das pessoas vacinadas (não é um número ruim, mas também não é ótimo). Dois colegas do trabalho pegaram desde que comecei, provavelmente por causa do atendimento ao público, mas eu continuo firme e forte (e mascarada). 

Esta semana tomei minha quarta dose, o segundo booster. As três primeiras foram em Manila, de graça. Em Zurique tive que pagar 60 francos pela aplicação, o que é um preço baixo pela saúde. Estão dizendo que a vacinação vai voltar a ser gratuita lá por novembro, quando o frio chegar para valer, mas preferimos não esperar. 

O Leo tomou semana passada e o braço incomodou bem durantes uns dias. Depois de fuçar na internet, ele me disse para colocar uma compressa quente antes e gelada depois da agulhada, o que funcionou muito bem - meu braço doeu pouco, praticamente só quando eu encostava nele ou tentava dormir em cima dele. Não escapei de um certo mal-estar e uma febrinha à noite (38º), que usei para fazer um charme. Um paracetamol e uma hora de descanso depois eu estava boa de novo. 

O que mais me preocupada na Covid são os relatos das pessoas que dizem que a memória piorou - a minha, que era excelente, tem dado sinais de cansaço faz uns anos. Gostaria muito de mantê-la assim, boa. Porque senão... o que eu ia dizendo mesmo?

4 comentários:

  1. O que equivale 60 francos para moedas mais populares como euro, dólar ou real? Meu marido pegou covid ano passado, este ano pelo google estava a "lembrança", foi por esses dias mas ano passado, suspeitamos de dois lugares onde pode ter pego, ficou umas duas semanas de molho no quarto com banheiro e varanda trancado lá, tinha que deixar as refeições na porta, recolher os lixos que deixava no corredor, pratos e talheres descartáveis no possível, o que não dava ia detergente e esponja pra lavar a própria louça no banheiro. Eu não peguei, ainda, espero seguir assim. Tenho que tomar a 4 dose, mas na terceira tive tanto efeito colateral de dor no braço, calafrios, que dá pouco ânimo sabe, embora não seja anti-vacina nem nada, mas a vantagem que aqui ainda é grátis, tem que ter algum benefício né, ao menos isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, 60 francos é praticamente 60 euros.

      Toma a 4ª dose, sim! Faz como eu fiz: compressa quente antes da aplicação pra relaxar, gelada imediatamente depois. Sim, fui com a compressa quente no braço até a farmácia e levei a outra numa sacola. O braço incomodou só um pouco.

      Excluir
  2. Peguei em janeiro de 2021, apesar de me cuidar, máscara, não sair e tal. Só tinha tomado duas doses (era o que existia na época para a minha faixa etária) e, aliás, os primeiros sintomas apareceram exatamente no dia em que tomei a terceira dose. Não recomendo, não. Não tive sequelas, mas fiquei muito mal por uma semana, mal por mais outra semana e meio mal por mais duas ou três semanas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, fico feliz em saber que não restaram sequelas. Mas com certeza não foi uma experiência agradável...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...