Mais de dois anos pandemia adentro e eu continuo alegremente Covirgem (e o Leo também, claro). Passar grande parte dela nas Filipinas, com suas inúmeras restrições, ajudou muito. Chegando à Europa, já estávamos acostumados a cuidados básicos como usar máscara em lugares fechados, e assim continuamos.
Aqui na Suíça não há mais limitação alguma. Em janeiro, ainda era necessário apresentar o certificado de vacinação para entrar em restaurantes, mas logo depois isso caiu, mesmo com apenas 70% das pessoas vacinadas (não é um número ruim, mas também não é ótimo). Dois colegas do trabalho pegaram desde que comecei, provavelmente por causa do atendimento ao público, mas eu continuo firme e forte (e mascarada).
Esta semana tomei minha quarta dose, o segundo booster. As três primeiras foram em Manila, de graça. Em Zurique tive que pagar 60 francos pela aplicação, o que é um preço baixo pela saúde. Estão dizendo que a vacinação vai voltar a ser gratuita lá por novembro, quando o frio chegar para valer, mas preferimos não esperar.
O Leo tomou semana passada e o braço incomodou bem durantes uns dias. Depois de fuçar na internet, ele me disse para colocar uma compressa quente antes e gelada depois da agulhada, o que funcionou muito bem - meu braço doeu pouco, praticamente só quando eu encostava nele ou tentava dormir em cima dele. Não escapei de um certo mal-estar e uma febrinha à noite (38º), que usei para fazer um charme. Um paracetamol e uma hora de descanso depois eu estava boa de novo.
O que mais me preocupada na Covid são os relatos das pessoas que dizem que a memória piorou - a minha, que era excelente, tem dado sinais de cansaço faz uns anos. Gostaria muito de mantê-la assim, boa. Porque senão... o que eu ia dizendo mesmo?
O que equivale 60 francos para moedas mais populares como euro, dólar ou real? Meu marido pegou covid ano passado, este ano pelo google estava a "lembrança", foi por esses dias mas ano passado, suspeitamos de dois lugares onde pode ter pego, ficou umas duas semanas de molho no quarto com banheiro e varanda trancado lá, tinha que deixar as refeições na porta, recolher os lixos que deixava no corredor, pratos e talheres descartáveis no possível, o que não dava ia detergente e esponja pra lavar a própria louça no banheiro. Eu não peguei, ainda, espero seguir assim. Tenho que tomar a 4 dose, mas na terceira tive tanto efeito colateral de dor no braço, calafrios, que dá pouco ânimo sabe, embora não seja anti-vacina nem nada, mas a vantagem que aqui ainda é grátis, tem que ter algum benefício né, ao menos isso.
ResponderExcluirAdriana, 60 francos é praticamente 60 euros.
ExcluirToma a 4ª dose, sim! Faz como eu fiz: compressa quente antes da aplicação pra relaxar, gelada imediatamente depois. Sim, fui com a compressa quente no braço até a farmácia e levei a outra numa sacola. O braço incomodou só um pouco.
Peguei em janeiro de 2021, apesar de me cuidar, máscara, não sair e tal. Só tinha tomado duas doses (era o que existia na época para a minha faixa etária) e, aliás, os primeiros sintomas apareceram exatamente no dia em que tomei a terceira dose. Não recomendo, não. Não tive sequelas, mas fiquei muito mal por uma semana, mal por mais outra semana e meio mal por mais duas ou três semanas...
ResponderExcluirLu, fico feliz em saber que não restaram sequelas. Mas com certeza não foi uma experiência agradável...
Excluir